28.4.10

um ano depois...

quanta diferença!
estamos em Salvador desde abril do ano passado, em um ano nossa casa modificou bastante, esta foto foi tirada com o celular quando chegamos de São Paulo


está dando bastante trabalho ajeitar tudo, deixar a casa com a nossa cara, falta muita coisa, mas hoje está bem mais gostosa, eu me apaixonei por esta casa desde quando a vi no site da imobiliária, e estou a cada dia gostando mais dela, é um prazer viver aqui..




22.4.10

quase uma volta ao mundo


Foi assim que conversei com Tunico nos últimos 14 dias que esteve longe de casa, do outro lado do mundo, e isso é uma maravilha, eu sou ligada neste mundo virtual porque é o meio que mantenho contato com minha familia, converso com meus filhos, vejo meus netinhos crescerem, encontro amigos, eu adoro isso aqui.

Fico me lembrando como era difícil naqueles anos 90, quando meus filhos adolescentes fazeram intercâmbio nos EUA e só nos comunicávamos por carta, de vez em quando um telefonema, era muito caro fazer ligações. Agora o mundo todo está 'pertinho', e somos mesmo privilegiados com a possibilidade de comunicação e termos informações em tempo real.

Dentro de um par de horas saio para ir buscar Tunico no aeroporto, ir pegá-lo é quase uma rotina de tanto que viaja, só que desta vez é especial, depois de toda esta saga de cruzar o planeta depois do stress de passar dias "preso" lá na China. Vai ter muita história pra contar, afinal quase deu a volta ao mundo, saiu de São Paulo para Paris, de lá para Pequim, e para voltar foi para Shanghai, de lá cruzou o Pacífico até Toronto e desceu para São Paulo, agora sobre para Salvador.

Foi uma semana e tanto de ansiedade aguardando a volta, agora vamos relaxar um pouco.

20.4.10

este fabuloso e assustador mundo novo



Eyjafjallajokull, um nome estranho, um evento inesperado, e eis a confusão, milhões de pessoas afetadas por um fator geológico, fogo saindo das entranhas da terra e trazendo (até com beleza) angústia para muitos de nós, para os que estão longe de casa e para os que estão esperando por eles.

Como é impossível a pronúncia de uma palavra com tantas consoantes, a jornalista Lúcia Hipolitto apelidou o vulcão da Islândia de "Janjão" e contou que em Portugal puseram o apelido de "Antônio", curiosamente o nome do Tunico.

E neste mundo assustador de erupções vulcânicas, tempestades, inundações, terremotos, furações, vivemos nós com uma tecnologia que permite a informação e comunicação rapidíssima, e isso é admirável.

Quem é cinquentão deve se lembrar da série na tv do desenho animado Os Jetsons. Nos anos 60 da minha infância, quando poderia imaginar que pudéssemos conversar olhando para outra pessoa através de câmeras? Hoje isso é tão natural que parece que as pessoas nem se dão conta. 

Pois de lá do outro lado do mundo converso várias vezes por dia com Tunico, é como se estivéssemos juntos todo esse tempo da viagem dele. E o celular então? é uma maravilha podermos saber notícias em tempo real de pessoas em qualquer parte do planeta, uma mensagem leva menos de 3 minutos para chegar de um aparelho ao outro, podemos conversar como se a pessoa estivesse alí na esquina, sem sequer um defeito na ligação.

E podemos ir à todo canto desse mundo voando, reclinados, dormindo, algumas vezes muito confortavelmente, outras nem tanto, mas hoje podemos sair por esse mundo afóra para conhecer povos e maravilhas. E ainda a possibilidade de colaboração entre os países, como no caso do Tunico que foi a trabalho para a China, uma grande obra de engenharia no Brasil com equipamentos produzidos do outro lado do mundo.

Mas a Natureza é imprevisível, por mais estudos que sejam feitos, ela surpreende com o Katrina, com o terremoto do Haiti, o atual terremoto na China, as chuvas excepcionais no Rio, São Paulo e até em Salvador, que há poucos dias atrás foi de uma força assustadora.

Temos ao mesmo tempo as maravilhas que foram conquistadas pelo homem, que até asas criou e se espalhou pelos céus, como a incerteza do que pode estar no daqui a pouco...

[neste momento que escrevo - 19:37 em Salvador - recebi ligação do Tunico, já fez o check-in e está na sala de embarque para Xangai - 6:37 da manhã na China - agora é uma longa viagem de volta pra casa através do Canadá para chegar ao Brasil]

19.4.10

Eyjafjallajokull




Nome impronunciável, tanto que a Eurostar, a companhia do trem subterrâneo do Canal da Mancha, está dando uma passagem no trem para quem conseguir pronunciar o nome do vulcão, só não vale ser islandês.

As imagens da Natureza em fúria são espetaculares (para ver em fotos, naturalmente!), tem mais belas imagens aqui

Por conta da explosão do vulcão na quinta-feira passada, Tunico está 'preso' em Pequim, foi a trabalho e deveria voltar na sexta com conexão em Paris. Os vôos da Air France não sairam do Charles De Gaulle, e ele está tentando encontrar um meio de voltar. Estamos torcendo para sair o visto canadense, que solicitou na embaixada lá na China, para ele fazer a volta por Toronto até São Paulo. Contou que foi muitissimo bem atendido na embaixada do Canadá.

Nesta situação de emergência única, tentou se comunicar com a embaixada brasileira em Pequim, foi um sufoco, porque o numero para atendimento a brasileiros atende em chinês! Ele pediu para uma acessora da empresa que o convidou para a viagem (sim, porque para visitar a China é preciso ser convidado pelo govêrno chinês, para fazer negócios lá), e essa moça ouviu a informação no telefone, era aquela tal de se quiser falar em x lugar disque 1, em outro, disque 2 e assim por diante, depois de montes de tentativas conseguiu falar com alguém em português, era uma voz feminina, que depois de explicar sua situação, recebeu como resposta que não poderiam fazer nada por ele, foi quando perguntou "então tenho que me virar sozinho?" e a resposta foi "isso mesmo".

Estou vendo notícias de que o governo inglês mandou navios de guerra para buscar 180 mil ingleses na Espanha e a Lufthansa recebeu autorização do governo alemão para mandar 50 aviões para pegar cidadãos alemães na América Latina, Central, EUA, Africa e Ásia.

Os governos se preocupam com seus cidadãos pelo mundo, afinal para isso existem embaixadas. E, é bom notar, a viagem de Tunico não é de turismo, mas de trabalho, que beneficiará o país.

Quanto à nossa embaixada...uma lástima.

15.4.10

nunca vi tanta chuva assim

Faz 8 dias que chove sem parar em Salvador, de manhã, de tarde, de noite, de madrugada, chuva constante, às vezes mais intensa, outras mais suave, uma estiadinha pequena e chuva outra vez, é impressionante, nuna vi tanta água junta, e além disso o mar está furioso, ondas imensas cobrindo toda a areia da praia.


ontem ainda conseguimos sair de casa, fui com Agostinho almoçar com Elizete, depois caminhamos um pouco pelo bairro do Rio Vermelho, chegamos até o mar, nos espantamos com a fúria das ondas





voltamos para casa no final da tarde com tanta chuva que deu até mêdo, mas chegamos sãos e salvos

agora pouco bati estas fotos, a chuva não dá trégua



e estas fotos eu peguei no site do jornal ATarde



1.4.10

imagens de março

Ela voltou! Finalmente, depois de quase um mês com problemas com a Net, a internet voltou a funcionar normalmente aqui em casa. Ufa!
Então vou aproveitar para mostrar como foi este mês de março.

os cachorrinhos estão crescendo a olhos vistos e o Joca já brinca com eles

Agostinho chegou na primeira semana do mês

 cozinhou pra gente

saiu pra praia de turbante

e lá virou cachecol!!!

na volta da praia aquela paradinha básica no supermercado para o abastecimento de cerveja

ele veio para irmos na Festa de Oxum, aí na foto nós dois paramentados saindo de casa para a festa, eu com a saia indiana que ele trouxe de Buenos Ayres, amarelo-dourado, cor de Oxum (sou filha da Orixá das águas doces), e ele com a roupa especial para a data, comprada numa casa de roupas para Candomblé quando esteve aqui em janeiro; fomos animados para a festa e nós dois tivemos uma luz, descobrimos que gostamos dos Orixás, mas, definitivamente, não somos pessoas feitas para rituais, foi uma bela experiência.

Agostinho foi embora um dia antes de eu viajar

e fui para Campinas, dei um longo passeio a pé pelo centro da cidade

arquiterura de Nieymeir e palmeiras imperiais

catedral

quando era menina ia à missa aí com minha avó e ficava impressionada

principalmente com os lustres, sou apaixonada por lustres de cristal

visitei minha sogra, é ex-sogra, mas é tão querida que continua sendo minha família

ela inventou que eu deveria fazer um bolo, foi escolher a receita: bôlo inglês

e eu fiz, ficou muito gostoso

com seus 90 anos, saudável, mora sozinha e é independente, admirável!

caminhando pelas ruas do Cambuí passei onde era a loja da marcenaria (Terra Contemporânea), hoje lá tem um prédio comercial, é uma sensação estranha, também a casa onde cresceram meus filhos não existe mais, outro prédio comercial no lugar, Campinas mudou muito desde os anos 80 quando fui morar lá.

conheci a nova casa do meu filho e da minha nora

o apartamento está muito lindo

matei saudade da Zelda

fui conhecer a nova casa do Agostinho

ele preparou um almoço para comemorar o aniversário de nossa amiga Berê
tem fotos da casa do Agostinho no meu blog O Móvel

e fui para São Paulo com meu filho e nora, fomos à uma linda loja que aluga móveis e objetos para festas, tudo maravilhoso, eles decidiram tudo para a festa do casamento, adorei a loja, chama-se Santa Festa, qualquer dia faço um post sobre ela no meu blog O Móvel

quando meu filho autorizar farei um post também sobre a casa deles
em São Paulo fiquei na casa do meu filho caçula, aí na frente de uma pintura feita na parede por um amigo

fui num casamento e trouxe docinhos para ele embrulhados num guardanapo, idéia do meu irmão!

esta foto tirei na avenida Sumaré enquanto esperava o ônibus

dei umas voltas pela Vila Madalena

adoro este bairro cheio de criatividade

e neste lugar cheio de coisas deliciosas

encontrei minhas amigas

à noite encontrei mais amigas

no dia seguinte meu filho me levou até a estação do metrô para eu voltar para Campinas

Agostinho me pegou na rodoviária, visitamos amigos, passeamos pela cidade

e à noite brindamos a vida na sua casa, maravilha!

voltei pra casa, e no mesmo vôo vieram nossos amigos Denise e João para passarem uns dias em Salvador

e mais uma vez me deliciei fazendo a guia de turismo pela cidade

visitas ao centro histórico

revoada de pombos no elevador Lacerda

vistas espetaculares

Terreiro de Jesus, acho lindo o nome desta praça, ou melhor, largo onde tem 4 igrejas

cerveja com vista para a Baía de Todos os Santos

casquinha de siri

bolinho de bacalhau

a baiana serviu a moqueca de lagosta e camarão

olha a alegria do JB

a Dê comeu rezando

como curtem cozinha, fomos ao mercado do Rio Vermelho em busca de ingredientes para levarem

e claro, as lembrancinhas típicas

e ninguém pode vir à Salvador e não provar o acarajé da Cira em Itapoã

fomos à praia e choveu em homenagem aos paulistanos

voltando pra casa embaixo de chuva

fomos também no Projeto Tamar na Praia do Forte

tartarugas de todo jeito e tamanho
e olha o que encontramos por lá!

banho de mar nas águas calmas da Praia do Forte

traçamos um vermelho grelhado, foi tão rápido que nem deu pra tirar a foto antes

curtimos um lindo final de tarde na praia

chegou a hora de ir embora, aqui o serviço é completo, com translado ao aeroporto

e a nossa casa continua uma gostosura seja que tempo for

No penúltimo dia de março minha netinha Nina fez seu primeiro aniversário, Viva a Nina!!!

estas fotos deste post são algumas das 1087 que tirei durante este mes