7.7.13

Bolinho Caipira de Jacareí - tradicional

Tem coisa que dá certo e que não se pode mexer. A receita original do Bolinho Caipira de Jacareí é uma delas. Ficam inventando, acrescentando ingredientes numa receita tão simples e saborosa. Esta receita da minha avó Nicota, reconhecida como Patrimônio Cultural de Jacareí, dá certo desde 1925 quando ela abriu o seu Botequim do Café no antigo Mercado Municipal de Jacareí e lá ficou até a década de 50 fazendo seus bolinhos famosos por sua simplicidade, é caipira, não precisa mais que esses ingredientes. De tão simples, qualquer um pode fazer, só é preciso de carinho para preparar!






Os bolinhos feitos com linguiça de porco tornaram-se os mais populares pela facilidade de já ter a carne de porco temperada e curada. O bolinho caipira original é feito com carne de pernil de porco temperada na vinha d'alho com limão de um dia para o outro, esse é o melhor que existe, o verdadeiro Bolinho Caipira de Jacareí, Patrimônio Cultural da cidade.


como esse não tem igual!

minha avó Anna Rita Gehrke, a Dona Nicota
por seu trabalho o bolinho caipira de Jacareí recebeu apelido de "Bolinho do Mercado"

a massa: farinha de milho branca, polvilho doce, cheiro-verde, alfavaca, sal e água
simples assim!

Para saborear o verdadeiro, original e tradicional Bolinho Caipira de Jacareí
nas duas versões, pernil e linguiça, e ainda uma nova criação com tomate seco, manjericão e azeitonas pretas, vai lá no Empório da Nicota

No site da Ana Maria Braga tem uma matéria sobre Bolinho Caipira do Vale do Paraíba, a nossa receita, da vó Nicota, representou Jacareí, veja aqui.

Juju
****

2 comentários:

Jussara Jatobá disse...

oi xara! amei seu cantinho, que delicia!!! vc escreve com simplicidade e amor, da pra sentir! bju!

Allan Robert P. J. disse...

Vou ter que ir a Jacareí conferir esse bolinho.

:)