8.12.10

Calendário de Natal - dia 8

Dia 8 de dezembro é feriado em Salvador, dia de Nossa Senhora Imaculada Conceição, padroeira da cidade, e nas religiões de matriz africanas é dia de Oxum. Nossa Senhora da Conceição é louvada pelos católicos brasileiros, tradição herdada dos portugueses, pois é a padroeira de Portugal. Oxum, no sincretismo religioso é a Imaculada Conceição, considerada a rainha dos rios e cachoeiras, deusa das águas doces, senhora do ouro e da beleza, à ela é ligada a fertilidade, tudo que é feminino, a vaidade, a meiguice, a doçura e a sensibilidade.
As duas fazem parte da minha vida. Quando era pequena frequentava a igreja matriz da minha cidade e no altar estava a Imaculada cercada de anjinhos, eu adorava aquela imagem. Ao jogar búzios descobri que sou filha de Oxum, o que me deixa feliz pois admiro a mãe cuidadosa e mulher vaidosa ao mesmo tempo. Hoje é dia de preces e axé!


Apesar do feriado, aqui em casa foi dia de faxineira, estou arrumando tudo para os tão esperados hóspedes que chegam no domingo. A decoração de Natal pouco andou hoje, mas vou contar como pretendo enfeitar a mesa da ceia e da manhã de Natal. Há muito venho me encantando com arranjos de flores em pequenas garrafinhas de azeite ou refrigerante, copinhos e em vidros de conserva. Fica singelo, delicado e alegre, até em casamentos estão usando para decorar mesas. Já tenho aqui em casa essas garrafinhas com flores artificiais de tecido em vários lugares da casa.

1.no aparador   2.na estante   3.na minha cabeceira   4.na mesa do lado do sofá   5.na cômoda do hall dos quartos  
 6.na minha mesa de computador   7.na mesa de jantar   8.as garrafinhas que estou juntando

Tenho guardado umas imagens inspiradoras para ocasiões de festa, é uma dica bacana, olha só.







Esta mesa está uma doçura, mudando um pouco as flores fica com cara da Bahia, não?

Se quiserem ver como estava o dia aqui, assista à este video que fiz no final da tarde. Quando eu digo que não passo calor em Salvador e que temos um ventiladorzão natural aqui na nossa varanda é isso que quero dizer, olha aí.

clique no link e assita no Youtube http://www.youtube.com/watch?v=5spt8JDQYDE

tem mais idéias com garrafinhas no outro blog -> clique aqui

*

Um comentário:

Allan Robert P. J. disse...

Conheço bem esse ventilador. Só faltou o fundo musical: toc, toc, toc... Carangueijo na praia. A primavera está linda. :)