19.5.10

cadê a minha barraca que estava aqui?!

Ontem, enquanto estávamos tranquilos em casa, Tunico trabalhando, mesmo sendo dia do seu aniversário, ouvimos muita agitação na rua, helicópteros passando toda hora. Dona Lázara foi ao supermercado e voltou dizendo que tinha muito movimento na praia, que estava tendo uma festa. À tarde ela resolveu ir até a praia para ver a tal festa. Era a polícia federal e vários tratores passando por cima das barracas da praia. Eu nem tive coragem de ir lá ver, mas hoje cedinho, quando passei pela orla para ir ao aeroporto levar o Tunico, vi que não tinha mais barraca nenhuma, voltei pra casa, peguei a câmera e fui lá registrar, olha o que restou...


É só desolação e tristeza, a praia está só entulho. Sobrou a barraca dos salva-vidas, mas nem eles estavam na praia hoje, os surfistas que lotam essa parte da praia também sumiram.
Segundo o jornal A Tarde a prefeitura de Salvador demoliu 98 barracas, é o projeto Orla Brasil do Governo Federal,  não existe prazo para a revitalização da orla, o início das obras depende de permissão da Justiça Federal, e só no próximo dia 2, uma audiência será realizada para discutir o projeto. Vão reduzir de 512 barracas para 226. A alegação é que as barracas não eram adequadas, parece que existe um plano de construir barracas fora da areia da praia, pois terreno das praias pertence à Marinha, essas barracas terão estrutura padronizada, e serão vendidas por 70 mil reais.
Ficam muitas perguntas. São mais de 1000 pessoas que ficaram sem trabalho. Até quando vai ficar o entulho nas praias? São quilômetros de praia, para ter uma idéia veja o mapa.


Destruiram as barracas entre os X, a nossa casa está ali na bolinha azul.

Este assunto já se falava há um tempo, só que tudo aconteceu de repente. Não seria melhor instruir, orientar e dar condições de funcionamento para as barracas? Na maioria das praias na costa do país não existem barracas e também não é terreno do Governo Federal? Não foi falta de respeito com os barraqueiros, com os soteropolitanos e com os turistas? Como fazer uma ação de destruição se não existe um projeto de realização? E a ecologia e o meio ambiente? Quando as praias serão limpas? Quando poderemos voltar a caminhar na praia, tomar banho de mar? Quando poderei sentar na praia no final da tarde para ver o por-do-sol? Quando voltará a alegria para esse pedaço da Bahia?


Quem já veio aqui em casa conheceu as barracas Oásis e Oxalá que nós frequentávamos. Conheceu o Serginho, com sua simpatia, alegria e gentileza recebendo na barraca bem cuidada.Ele e a sua cachorra Faísca faziam performance para os clientes com malabarismos e a Faísca corria buscar o côco que Serginho jogava no mar. Ele e suas três cachorras moravam na barraca, agora não tem para onde ir. Uma vizinha nossa o acolheu, ele salvou o que deu antes da polícia chegar com os tratores.
Serginho como bom baiano (apesar de ser paraibano), não perde o humor. Hoje fui conversar com ele na casa da vizinha, olha ele aí com o que restou da barraca, para onde será que vai agora?


Não entendi esta ação do Governo neste momento. Não estão atrás de votos? A população foi atingida, gente perdeu seu negócio, muitos ficaram sem emprego, o lazer dos soteropolitanos e dos turistas está prejudicado. Eu estou indignada e esperando as respostas e reconstrução da orla bem rápido.
*

17 comentários:

Tânia disse...

OI JUJU! ADORO VIR AQUI NO SEU BLOG E CONHECER LUGARES QUE TALVEZ DEMORE A VISITAR E SEMPRE ME ENCANTO! SOU GAÚCHA E FIQUEI PERPLEXA DE VER O QUE FIZERAM COM AS BARRACAS, COM AS PESSOAS NA VERDADE!!! A GENTE NÃO VE ISSO NO JORNAL NACIONAL! QUE TODOS TENHAM CORAGEM E LUZ PARA SEGUIR ADIANTE! VAI ENTENDER ESSES GOVERNANTES!!! BEIJOS CORAÇÃO...

Anice disse...

Sabe...fica somente a indignaçao agora, e o porque de tamanha crueldade!! E onde fica a ecologia, o verde do planeta??? e o respeito ao ser humano...Mas nem todos são perfeitos e seguem o mesmo ideal, só posso ver e achar td muito triste...

Anônimo disse...

Adicione la' depois da sua frase: "São mais de 1000 pessoas que ficaram sem trabalho"... que agora vao receber mais uma bolsa do governo ou participar de atividade criminal pra sobreviver

Anônimo disse...

Jussara, que delicia ver suas fotos e seu entusiasmo....
parabens!
Grande abraço do
vizinho guararemense,
Claudio

Inês disse...

Mais uma que fazem e, não explicam.Deveriam ter acomodado as pessoas para trabalhar, ninguém ficaria sem o "pão nosso de cada dia" e as pessoas que costumam frequentar a praia, turistas, moradores de todo canto deste nosso Brasil (nosso????), teriam aonde adquirirem as coisas. Ah, governo federal, até quando vocês vão nos entristecer???

agostinho gomes disse...

Jú, tô besta ! tô bege ! tô sei lá como !!!!! Com certeza a coisa jah tah armada , alguma contrutora já tah marcada pra empreender as "novas barracas" e fez pressão na destruição..nesta área nada é por acaso e nem por sincronicidade do cosmos... outras energias menos positivas movimentam este planeta.... E o Serginho? afff e claro minha alma hedonista clama : gentiz cadê minha roska de siriguela? brincadeira a parte.. que lástima, tudo poderia ser feito de uma forma menos agressiva não é mesmo ? passo a passo com crognogram de substiutição e tla... eita mundinho

Anônimo disse...

Que triste e indignante!

Esta cidade linda de São Salvador não merece isso.

Políticos estragam em vez de ajudar, pode ter certeza que tem interesses por trás disso tudo.

Sempre venho aqui e algumas vezes escrevo, gosto do estilo do seu blog.

abraço
Leo

Gustavo disse...

Ah e' .. o mesmo tipo de acao / modelo "Camelodromo" - tiraram as barracas pra que alguma empresa de construcao ganhe dinheiro, prefeitura cobre impostos, policia ganhe propina, etc...

um baiano disse...

A dona Dilma esteve em Salvador recentemente.

Ana Martini disse...

oi jussara, td bem?
estou desolada com o que fizeram na praia. coerente seria eles avisarem os comerciantes, esperar o resultado da tal reunião, o que for resolvido. enquanto isso, deixar o povo trabalhando, fazendo dinheiro prápoderem comprar as tais barraca. pode ter certeza, vão demorar um bocado prá limpar a praia, isso sem contar que não terão lugar prá uma cerveja, um petisco, água, suco, absurdo mesmo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! não dá prá acreditar.
leio quase todos os dias seu blog, adoro, vc é mesmo fora de série menina, é a jussara que a gente não esquece, grande amiga, grande pessoa, coração limpo e enooooooooooooooooooooooooooooooooorme.
vó ziza e vó herminia estão ótimas. com quem a vó herminia tá morando?
mande notícias.
bjs no coração

Taia Assunção disse...

Fiquei aqui perplexa e imaginando se a moda pega o que será da nossa orla lá no extremo sul da Bahia. Valei-me! Inconsequente é pouco. Beijocas!

Tomazia disse...

Oi Jú,

A praia agoram é somente entulho. Todas as barracas destruídas. Como estarão os barrqueiros. Não da pra ser feliz desempregado, Essas pessoas vão fazer o que agora, roubar pra sobreviver? É degradante a visão do prefeito e do governo federal. Uma entulheria só. Ainda não passei por lá, tive dó que nem fui, vi pela tv. Mas ta bom. Deseje um feliz niver pro Tonico, e nos veremos. Vou te ligar ...rs
Bjok

Laura Cruxên disse...

Amiga Jú.
Recebendo notícias tão desastrosas da PRAIA da Bahia respondia dando meu “PEZAR”.
Você não recebeu não fiquei sabendo só agora chegando no computador encontrei seu e-mail. Tinha me ausentado do Computador por que fiz a Cirurgia de Catarata da vista Direita e quarta-feira que é 26/05 farei outra Cirurgia da vista esquerda.
Tornarei a me ausentar do Computador.
Jú breve tudo voltará ao normal; os Baianos darão um jeitinho.
Os Políticos são os bobões por que poderiam realizar a mudança para depois tirar as Barracas!!! Quem perde são eles! Os Baianos são bons, mas não são tão BURROS. Claro que vão perder os votos.
Amilcar meu filho está indo 1º de junho para passear e não vai encontrar a PRAIA BONITA!!! Agradeço sua atenção, e um grande e forte abraço, da LAURA.

Allan Robert P. J. disse...

Ju,

Desculpe a caída de estilo, mas puta que pariu! Que absurdo!

As imagens são desoladoras e a notícia é forte como a que anuncia a morte de alguém próximo. :(

Viviam Matos disse...

Se comentários, Juju... Estou imaginando como será ir à praia por aqui de agora em diante... E imaginando essas centenas de famílias sem sustento...

Anônimo disse...

Ju...oba, vou esperar viu!!

e quero ver foto do neto batizado gringo, deve ser lindo.

e qnt as barracas..tenho dois lados de pensamento, um de achar um absurdo o que a prefeitura fez e outro de achar bom a prefeitura finalmente agir para unificar e prezar pela limpeza e esgotamento dessas barracas que são um nojo e sempre foram sujas e armengadas!

Acho só que a prefeitura deveria dar uma ajuda de custos aos barraqueiros que tinham a licença e perderam tudo e o comprometimento de rapidez na instalação das novas barracas padronizadas..Em SSA td é assim, um mangue....onde já se viu metrô em pilastras, suspensas no ar? só em salvador mesmo....coisa de gente burra! ficou sabendo que em um ponto um lado da passarela do metrô não encaixou com o outro lado....alguns metros de desvio..hahaha....uma piada!!

só quero ver qnd sai essa ponte salvador itaparica---torço por isso......compro logo meu apto do lado de lá!!rs..

bjs bjs

Renata Casali disse...

Ju...oba, vou esperar viu!!

e quero ver foto do neto batizado gringo, deve ser lindo.

e qnt as barracas..tenho dois lados de pensamento, um de achar um absurdo o que a prefeitura fez e outro de achar bom a prefeitura finalmente agir para unificar e prezar pela limpeza e esgotamento dessas barracas que são um nojo e sempre foram sujas e armengadas!

Acho só que a prefeitura deveria dar uma ajuda de custos aos barraqueiros que tinham a licença e perderam tudo e o comprometimento de rapidez na instalação das novas barracas padronizadas..Em SSA td é assim, um mangue....onde já se viu metrô em pilastras, suspensas no ar? só em salvador mesmo....coisa de gente burra! ficou sabendo que em um ponto um lado da passarela do metrô não encaixou com o outro lado....alguns metros de desvio..hahaha....uma piada!!

só quero ver qnd sai essa ponte salvador itaparica---torço por isso......compro logo meu apto do lado de lá!!rs..

bjs bjs