17.2.12

sobrou arroz?

Na mesa do brasileiro não pode faltar arroz, tem até quem coma macarrão com arroz! Arroz branquinho, soltinho ou 'unidos venceremos', depende do gosto. Também pode ser só branquinho ou ter alguma corzinha, cada um tem seu modo de fazer, de qualquer jeito um arrozinho é uma delícia.
Além do mais, arroz é muito prático, quando sobra dá para ser reformado, vira bolinho, vira canja e também o famoso arroz de forno, quem não aprecia?

arroz de forno saindo do forno

Quando eu era pequena esse prato marcava presença nos dias de festa, nos almoços de domingo, é possível variar bastante, depende do gosto e da criatividade de cada um, pois a ideia é misturar um monte de coisas gostosas no arroz que sobrou, nunca esquecer de abusar do queijo e colocar no forno, pode ser até prato único.
Aqui em casa vira e mexe comemos um arrozinho assim gostosinho. Vou mostrar como no chef daqui de casa prepara o seu clássico arroz de forno, receita da mãe.

bata um ovo, misture ao arroz e coloque numa vasilha untada com manteiga
 junte um pouco de salsinha picada e muita mussarela

junte à mistura um punhadão de presunto picado

se gostar, ponha um pouco de pimenta do reino e misture bem

salpique com uma generosa chuva de parmesão ralado, 
 leve ao forno o tempo suficiente para derreter o queijo

Para dias que tem muita gente para comer, esse prato é um grande quebra-galho, não tem quem não goste. Dá para incrementar com azeitonas picadas, e para quem gosta pode colocar uva-passa e frutas secas como nozes e amêndoas bem picadinhas para dar o crocante, ervilhas também dão certo para variações, e o que mais sua imaginação mandar.

não é publieditorial não! mas recomendo esse vinho, é simples e barato (pagamos em média 12 reais) quando encontrar pode levar, aqui em casa sempre tem, geladinho nesse calor vai muito bem, 
com um detalhe importante: não dá ressaca, comprovado!
atenção: a garrafa está vazia na foto, mas não tomei tudo de uma vez não, é que sempre temos na geladeira, bom para acompanhar qualquer tipo de comida de verão, a garrafa estava quase no fim nesse dia, tá?

outro detalhe: o chef-comandante intercala a cozinha com sua 'cabine de comando'

depois do nosso almojanta, cineminha com direito a sessão tripla, nesse dia foram:
 "Os Descendentes", "Os Três Mosqueteiros" e "Meia-noite em Paris", recomendo os 3.

*

7 comentários:

Anônimo disse...

Ei vidão, nesse paraiso!
adoro esse tipo de arroz, mas estava esquecido vou fazer.
Beijos Marlene PR

Blogguinho disse...

Ju, aqui quando sobra arroz vira risoto. Mas arroz de forno é tudo de bom e essas fotos abrem o apetite da gente.

Allan Robert P. J. disse...

Costumo fazer arroz de forno com sobras. Ponho de tudo. Vez ou outra as meninas pedem: "Pai, faz bastante arroz pra sobrar e você fazer arroz de forno amanhã."

:)

Luma Rosa disse...

Delícia!! Aqui em casa gostam com ervilha congelada que vende em saquinhos, uva passa e requeijão. O queijo ralado vai só por cima para dar um tcham! ;)
As crianças gostam de feijão mulatinho escorrido sem refogar com arroz, queijo em cubos e alho torrado. Leva para o forno para derreter o queijo. Uma delícia!
Este com presunto me lembra a infância, boa lembrança! Vou fazer!!
Boa semana!
Beijus,

Gratissima disse...

Ah Jujú... arroz de forno é uma delícia mesmo... e sempre quebra um galhão, né?
Dificilmente alguém que não gosta.
Eu costumo colocar um pouco de azeitona picadinha sim... hummmm...
Delícia.
E eu já estava com saudades de vir visitar o seu blog. :-)
beijinhos e bom finalzinho de semana,
Ro

Quezia Urbinati disse...

Muito bom o seu blog,adorei!Já estou te seguindo,se você puder e quiser,siga o meu,estou começando um blog de culinária e seria um prazer tê-la no meu blog.Abraço!

mollymell disse...

Eu adoro arroz Jussara, como até puro, e arroz de forno então nem se fala. Esse do "chef" parece estar delicioso e super fácil de fazer, e é assim que eu gosto, gostoso e fácil.

abraços.

Jussara, estou fazendo um sorteio no meu blog, se estiver interessada em participar o link é esse http://catarinaregina.blogspot.com/2012/02/sorteio-giveaway.html