31.1.11

eta cafézinho bom!

O final da tarde um cafézinho vai bem. Gosto muito de café, seja puro ou com leite, feito com coador, filtro de papel, expresso ou de cafeteira elétrica, mas o que eu mais gosto é o preparado na tradicional cafeteira italiana.
Ganhei uma nova cafeteira que veio da Suécia pra mim, direto da Ikea, trazida pela minha filha, (por que será que não tem Ikea no Brasil?) é diferente o sabor do café passado na cafeteira e além do mais economiza pó de café, dá para fazer café mais fraco ou mais forte, depende da quantidade de pó usado.
Esta tarde enquanto preparava meu café fiz umas fotos para um pap - hahaha - pra quem se interessar, porque tem algumas dicas importantes para preparar um bom café nesta cafeteira.

a primeira coisa é usar produtos de qualidade
compro um pó de café muito bom que é daqui mesmo do Nordeste por incrível que pareça
o pó deve ser guardado em um recipiente de vidro hermeticamente fechado
para o café ficar mais saboroso é bom usar água mineral

aqui está como deve ser usada a cafeteira italiana:
1. abra a cafeteira e coloque água na parte inferior
2. note que a água deve chegar até a válvula de pressão
3. coloque o pó de maneira que fique fofo, nunca aperte, tem que ficar soltinho
4. feche a cafeteira e verifique se está bem rosqueada para não vazar,
o fogo tem que ser baixo para o vapor passar devagar,
deixe a tampa aberta, essa dica é importante
5. o café subirá lentamente com um ruído característico e um perfume delicioso
6. com uma colher mexa o café dentro da cafeteira
no fundo fica o café mais denso

a ultima dica importante:
lave a cafeteira imediatamente, os produtores de café e de cafeteiras recomendam 
lavar apenas com água corrente abundante e não usar detergente ou sabão
aprendi com o Allan - um brasileiro que vive na Itália - lá no seu blog Carta da Itália.


as 5 da tarde é hora do chá?
mas pode ser café, com bolachas suecas de canela e geléia de laranja
muito bom!
as bolachinhas vieram junto com a cafeteira

*

7 comentários:

Unknown disse...

Nooosa! estou com aboca cheia d'agua, tenho uma a minha tem uma cinturinha, um tempão que não uso.
Tô sentindo o,cheirinho daqui.
kkkkkk
Valeu a dica
Um Cheiro

Nadja Barros disse...

ôpa!! eu estava fazendo amesmíssima coisa às 5 da tarde... calorão, tempo abafado, eu tinha acabado de aspirar o tapete... podia ter pensado "hora do banho", mas que nada, pensei "um cafezinho agora ia muuuito bem!"
E foi! Com banana da terra cozida, polvilhada com canela! Hummmmmmmmmmmmmmmm!

Qual o café que vc usa?
Aqui somos fã do Santa clara premium.

Um abração pra vc, Juju!

Quem sabe a gente não senta prum cafezinho no futuro? ;)

Unknown disse...

esse mesmo Nadja!
Santa Clara, gostamos muito aqui em casa.

hummm... banana da terra com canela, boa pedida, amanhã vou lembrar dela!

podemos combinar um cafézinho sim Nadja, vai ser muito bom!

bjs

IZILDA disse...

Que delícia de post, Ju!
Fiquei com água na boca.
Na Itália eu só usava esse tipo de cafeteira e quando voltei ao Brasil, passei um bom tempo ainda fazendo café com ela. Com o tempo, porém, voltei à velha forma brasileira de se fazer café. De coador! Uso sempre água QUASE fervente( na Itália dizem que a água nunca deve ferver totalmente para se fazer um bom café, com aquele aroma inconfundível!) sobre o pó, que, realmente, tem de ser de boa qualidade.
Agora essas bolachinhas para acompanhar devem ter feito toda a diferença!
Beijos,
Zi

Allan Robert P. J. disse...

Juju,

:D

São cinco e meia da manhã e o perfume do meu café vai acordar a Eloá, como todos os dias. Sou fã dos biscoitos de canela, mas a essa hora não como nada. Lá pelas sete como algo salgado. Os biscoitos vão eperar até a tarde.

Obrigado pelo link.

Beijoca

Inês disse...

Que aula boa, Ju.
Vou procurar esse pó. Existem tantas lojas em São Paulo, quando encontrar, passo o enderêço.
Gosto muito de geléia de laranja, azedinha, hunnnnnn!!!!!

Bjs
Inês

Susi disse...

Juju, tava lembrando de vc nesse minuto e qdo vejo,chega um comentario seu. Endosso suas palavras sobre as dicas do café, faço assim tbem, alias me deram mais algumas dicas: usar agua mineral e colocar 1 grao de sal na agua(uso sal grosso), se quiser inventar uma moda,acrescente uma colherinha de chocolate puro junto com o po de café.
Etacafezinho bom!
bj