16.10.11

primeiro domingo de horário de verão

Faz 8 anos que na Bahia não tem horário de verão, não sei por que a justificativa para isso, mas agora a justificativa para adotar o horário de verão é para não ficar diferente dos estados do sul e sudeste, afinal a economia conta nessa hora, quer dizer Economia. Era um horror passarmos meses com horários defasados, interferindo nos programas de televisão, nos horários de vôos, no trabalho de muitas empresas, nos bancos.
Aqui na Bahia, como estamos mais próximos do Equador, os dias já são normalmente mais curtos, no inverno as seis da tarde já é noite. Agora vamos ter umas horinhas a mais no final da tarde, eu gosto disso!
Fui fazer minha caminhada nesse domingo no horário de sempre, só que o relógio marcava 9 horas, terei que me adaptar nos próximos dias, assim como os baianos que não gostam do horário de verão, está todo mundo reclamando por aqui.


Amanheceu o dia nublado, quando saí de casa para caminhar ainda tinha um chuvisco, mas eu acho é gostoso andar na beira da praia com essa chuvinha que nem molha, vai refrescando, porque a temperatura era de 28 graus, um dia delicioso.


Decidi caminhar pelo calçadão em vez de ir pela areia como sempre faço, assim pude fazer fotos diferentes das que faço quando vou com os pés no mar. Não importa o tempo, domingo é dia de praia, fica lotada desde cedo. Como faz calor, uma chuvinha até que é bem vinda, são nuvens passageiras.


Caminhei até Placafor, esse percurso dá quase 3 quilômetros para ir e 3 para voltar, eu deveria fazer em 1 hora, só que dou umas paradinhas para fotografar...


Se quiser ir à praia e não trouxe biquini, dá para comprar aqui. 


Como acabaram com as famosas barracas de praia daqui, agora uma opção é levar tudo de casa, guarda-sol, mesinha, cadeiras, isopor com as bebidas... eita trabalheira!


Ou pode ir à praia como esse pessoal, é só levar uma canga para sentar na areia, é bem mais simples.


Se quiser sentar numa mesa embaixo de um guarda-sol isso pode custar de 5 a 15 reais, dependendo do barraqueiro e da época do ano. Como não pode mais ter barracas e quiosques na areia, os barraqueiros montam e desmontam todos os dias as suas mesas e guarda-sóis, e improvisam com isopor para servir uma bebida. Parece que são os turistas que tem que pagar, porque os soteropolitanos levam tudo de casa.


Nesse local ficavam as barracas que eu costumava frequentar, a Oásis e a Oxalá, agora tem apenas aquele ombrelone onde tem côco gelado, refrigerantes e cerveja.


Se quiser comer alguma coisa tem as baianas de acarajé. Antes as barracas tinham cozinhas e serviam aperitivos e pratos, tudo muito bom, eram verdadeiros restaurantes na praia, há mais de 30 anos estavam na orla de Salvador as famosas barracas, até se dizia que baiano não vai à praia, vai à barraca, porque cada um 'adotava' uma barraca e era fiel à ela. Agora acabou-se e não temos nenhuma notícia do que vai acontecer, enquanto isso as pessoas escolhem se pagam para sentar numa mesa ou levam de casa.


Não importa, seja do jeito que for, praia é diversão garantida no domingão! Uns vão para a baba (futebol de praia daqui), uns vão para surfar, outros para caminhar e se exercitar (o meu caso), alguns vão para encher a cara, tem os que vão para paquerar, e aqueles que levam os filhos, tem turista também, mesmo nessa época fora da temporada, a praia é um agito. Se não quiser gastar nada também vai se divertir, curtir a paisagem, observar as pessoas, entrar nesse mar quentinho, é bom demais viver perto do mar.





Para terem uma ideia de quanto eu costumo caminhar, estica o olho e veja lá no fundo aqueles coqueiros, viu?


Aqui estão os coqueiros que estão lá no fundo da foto anterior. Entrada da praia em Placafor, um local muito frequentado, lota de gente nos fins de semana, para o ônibus e despenca gente!
Vi uma cena bem curiosa e engraçada quando passava por ai hoje, parou um Fiat Uno preto, de dentro saltaram 2 homens e 2 mulheres, bem grandes (pra não dizer outra coisa) e 4 crianças com idades por volta de 5 a 10 anos, logo começaram a tirar de dentro do carro sacolas, um monte de coisa, fiquei admirada, esse pessoal faz mágica! Fiquei pensando como será no final do dia quando sairem da praia, ardido de sol, com o corpo cheio de areia... mas tenho certeza que eles se divertem, pelo jeito parece rotina deles.
Talvez esse dia assim nublado convide mais à praia, estava cheio de gente logo as 9 da manhã, mesmo no novo horário.


Tem os que vão à praia e deixam o som ligado no carro, tem o sonzão no porta-malas. Estava passando e ouvi um desses carros e aproveitei para gravar pensando no meu amigo Agostinho que faz aniversário hoje!


Feliz Aniversário, meu querido amigo!

*

2 comentários:

Nadja Barros disse...

Oi, Juju!

Lendo seu post, concluí que, mesmo morando em Salvador desde 96, posso me considerar uma turista, já q até hoje não tenho apetrechos próprios de levar pra praia! rsssss
Desde que derrubaram as barracas, me sinto órfã de um lugar pra ir com os meninos e encontrar outros casais de amigos e seus filhos. Era muito prático ter uma mesa com sombreiro, que servisse almoço, com banheiro limpo e uma boa ducha pra lavar as crinças na volta pra casa.
Com o fim das barracas, eu que já ia pouco, agora vou raramente! :(
Sempre que vejo suas fotos durante as caminhadas, penso em ir assim cedinho, pra curtir antes da chegada da galera, mas cadê vontade de sair cedinho da cama no fds?

bjs (ando sonhando com as quinquilharias das lojinhas do post anteriror!) :)))))

Allan Robert P. J. disse...

...Saudades.