7.12.11

[07] Calendário de Natal - a guirlanda

Guirlanda, festões e arranjos com folhagens tem a simbologia da proteção. Antigamente acreditava-se que heras, azevinho, pinheiro e outras plantas ofereciam proteção contra o mal. Os ramos eram usados para afugentar a má-sorte, arranjados em círculos como a mandala, lembrando que a vida é um ciclo. Simbolizando a vida eterna e a paz, a guirlanda é presença nas festas natalinas, assim como outros elementos de decoração que tem origem na festa pagã que foi transformada em festa cristã.
Nos dias atuais, a guirlanda na porta de entrada significa boas vindas aos visitantes e representa boa-ventura para todos os moradores da casa. Desde a Roma antiga já eram usadas guirlandas e festões nas casas para atrair prosperidade e saúde.



Como o Natal aqui em casa, esse ano, tem o toque cor-de-rosa, também a guirlanda foi reformulada para entrar no clima, com flores de tecido.




Como manda a tradição, a guirlanda está pendurada na porta de entrada da casa para proteção, reforçada com as fitinhas do Bonfim.

protegidos!

*

Um comentário:

Allan Robert P. J. disse...

Gostei do novo uso para as fitinhas do Bonfim.
:)