29.12.11

2011 foi assim... [fotos mês a mês]

Assim foi o ano que passou, cheio de altos e baixos, preocupações e alegrias, como é para todos, o melhor a fazer é procurar o melhor modo de viver!

O ano começou alegre aqui em casa com minha netinha, 
minha filha e meu genro que vieram da Suécia para uns dias, passeamos muito!

Dia 2 é festa de Iemanjá, mês que a cidade está cheia de turistas, mas não tivemos hóspedes este ano.

Teve a super lua no começo do mês, fui fotografa-la na praia. O carnaval caiu em março, estive num baile de carnaval em Jacareí, encontrei amigas queridas, depois fui para Botucatú comemorar o aniversário de 84 anos da minha mãe que foi na terça-feira de carnaval, e passei por Campinas para ver minha netinha Olivia.

Ainda é verão em Salvador, apesar de estarmos no outono. 
A Ciça veio passar uns dias conosco,  chegaram mudas de citronela e capim santo de São Paulo, Tunico trouxe seus Lps, curtimos muito e tivemos mais festa.

Este é um mês de aniversário de 3 queridos: Gustavo, meu filho mais velho, seu filhinho Matteo e o Tunico, três taurinos na minha vida! Começaram as chuvas dizendo que o inverno se aproxima... recebemos uma notícia que nos abalou, um câncer no Tunico. Ele fez a cirurgia no dia do seu aniversário e o tratamento foi até setembro, esse foi liquidado!

Na Bahia e em todo Nordeste as festas juninas são comemoradas com muita comida boa, músicas e bandeiras para saudar Santo Antonio, São Pedro e São João. O 'tunel' de bambú do aeroporto recebeu iluminação que mais parece uma boite. Recebi amigas em casa e ganhei uma xícara comemorativa do casamento real que me enviou meu amigo Robertinho lá de Londres.

Fazia muito tempo que não dormia com cobertor e edredon, passei frio... Fui à Botucatú outra vez ver minha mãe e comemorei meu aniversário em Campinas, encontrei meu querido amigo Agostinho, passamos um dia delicioso e à noite com meus filhos e a Olivia assoprei a velinha no bolo feito pela minha nora Édela. Quando voltei tinha visita em casa, sobrinhos do Tunico.

Teoricamente é inverno nos meses de junho, julho e agosto, mas em Salvador só cai um pouco a temperatura que varia de 22 a 27 graus, chove um pouco, mas os dias são lindos, esse ano as chuvas atrasaram. Compramos uma jabuticabeira e plantamos no jardim, agora tem que ter paciência para vê-la crecer... No final do mês voltei à Campinas para a festa de 1 ano da Olivia.

As flores começam a ficar mais viçosas com a chegada da primavera, chove ainda de vez em quando, a pitangueira se enche de flor, retomei minhas caminhadas matinais na praia e começamos a repintar a casa começando pelas cadeiras da varanda, é todo ano isso, por causa da maresia e do salitre, morar em frente ao mar tem muitas vantagens e algum trabalho com a casa.

Passei uns dias em Botucatú com minha mãe hospitalizada, passei frio também, coisa que estou desacostumada. Antes de voltar para casa, em dois dias em Campinas, fui numa festa na casa do Agostinho e matei saudade da comida deliciosa da dona Hermínia. As chuvas atrasaram e chegaram para valer em outubro, ficou tudo úmido com dias de água caindo direto. Arrebentou a fitinha do Bonfim que estava há mais de 2 anos no meu pulso, o pedido que fiz está realizado!

As cadeiras da varanda estão pintadas, eu também mudei um pouco a cor dos meus cabelos, pitangueira carregadinha, chuva ainda já que elas atrasaram esse ano, mas os dias estão de pleno verão! Nossos amigos Lila e Marco passaram uns dias aqui, me trouxeram um guardanapo do restaurante do Jamie Oliver que estiveram na Inglaterra. Meu filho caçula veio para o Thanksgiven, ou a comemoração do Natal antecipado já que não poderia vir em dezembro por causa do trabalho.

Inventei um Natal cor-de-rosa para nós, Tunico superou o câncer, meus filhos e netos estão bem mesmo todos longe, mas a minha árvore é para eles, viram pelo skype, ainda bem que tem internet quando a gente tem a familia espalhada pelo mundo. Cortei as madeixas, fomos à festas, Serginho voltou para a praia e as janelas de casa estão ficando azuis!!

2011 está acabando... faltam 2 dias para 2012 chegar!
É uma passagem simbólica, na verdade nada muda, mas tudo muda!
Nos unimos nos desejos de Saúde, Prosperidade e Paz!

*


10 comentários:

Unknown disse...

JU, VC Não existe...emocionante seu post...nem sei o que dizer, a não ser brilhe muito e sempre pq vc nasceu pra isso...linda virada pra vc e tonico

Gordinha que se ama disse...

juju feliz ano novo para vc e para tonico nao fico um so dia cem visitar seu blog tudo de bom para vcs em 2012

Carol disse...

Ano de altos e baixos, com amor e superação.
Desejo um Feliz Ano Novo para você e para todos que ama.
Boas Festas.
Beijos

Liliana Nuñez disse...

Juju querida! nada como ler um lindo post para renovar as energias e se emocionar! Tu não existe! Adoro ver teus blogs.
Beijo grande e Tudo de bom em 2012!

com carinho

Lili

Tecendo Sonhos disse...

Querida Juju, ainda não tinha tido o prazer em te conhecer! mas só por este post de retrospectiva já adooorei o astral de tudo por aqui! Beijocas e conte com minhas visitas em 2012! Bjooo Andreza B Boal

Margarete Benitez disse...

Ju, linda sua retrospectiva. Adorei como você tira foto de tudo, parece uma amiga minha que está sempre com a máquina na bolsa.
beijos Ju e tenha uma linda passagem de ano e que as alegrias desse dia perdurem durante todo o novo ano e muito mais.

Fernanda Reali disse...

Lindo lindo lindoooo
amei o post! E o teu cabelinho cortado chanel, charmoso, arrasou!

beijoooo

Nadja Barros disse...

Juju, que lindo post!! Uma emocionante retrospectiva do ano que está no finalzinho!

Fico feliz por ler todas as superações por que sua família passou!
Te desejo um novo ano repleto de saúde e paz, com muitos posts lindos como este, pra encher nossos olhos, como sempre vc faz!!
bjs e boas festas!

bia disse...

JU, uma artista nata!
Que emocionante ver esse resumo do ano que passou!

Acompanho seu dia a dia sem me dar conta do tanto que partilhamos...

Um ano de muitas alegrias e, em 2012, uma nova obra de arte maravilhosa como essa!

Feliz Ano Novo!

Zizi Santos disse...

Tantos momentos lindos! que eles sejam em dobro no ano de 2012!
bj