28.2.12

depois de 10 dias... [pintura do rack e polpetone]

... ou melhor, quase 12 dias! o último post foi no dia 17, como o tempo passa!!

Acabei de receber esse recadinho no Facebook, da Fê Iasi: "Ju, não aguento mais ver aquele arroz!Dá pra parar de preguiça e escrever um pouco? Amo teus posts!"
Então por livre e espontânea pressão, aqui vão as últimas.
Estou me preparando para a viagem no domingo, ansiosa e aflita para que o bebê não resolva sair da barriga antes da vovó chegar. Ainda tenho algumas coisas para fazer em casa, a mala arrumo mesmo na ultima hora.
Eu queria ter acabado de arrumar a sala antes de viajar, mas não deu pra ficar tudo pronto, é sempre assim, acaba faltando um pouquinho e isso vai ficando...
Agora com a tv de 40" tivemos que mudar o móvel para ela. Eu já estava há um tempo imaginando colocar uma cor num rack, daqueles bem brega mesmo de loja de móveis populares, estava no quartinho da edícula, do tempo que a dona Lala morava aqui. Eu olhava pra ele e imaginava com uma cor, porque era de um verniz meio avermelhado, vocês sabem qual é, né? Deu pra imaginar o horror que era?
Foi quando o Tunico achou de levar o rack para a sala, e eu já queria pintá-lo, só não sabia onde colocá-lo dentro de casa, então juntou a fome com a vontade de comer. Temos restos de tintas de várias cores, pintamos as cadeiras da varanda e as janelas e portas (que ainda falta para terminar!), decidimos pela cor cerâmica misturada com branco que deu um tom entre rosa salmão e rosa antigo, o resultado agradou muito.
Pintar é rápido, ainda mais quando é o engenheiro Tunico! Nem lixa usou, apenas uma boa limpada no móvel com pano úmido, deixou secar e mandou ver na tinta, dois palitos e o rack estava na sala, tive que tirar uma das estantes, são três, agora ficaram duas na sala e uma no hall dos quartos. Tudo se ajeita!


Devido à pressa de fazer esse post vai esta foto ruim mesmo, que cliquei antes de arrumar o rack, e ainda feita com flash à noite, coisa que detesto, mas dá para ter uma ideia de como ficou a cor, que sem querer acabou combinando com a estampa das almofadas do assento das poltronas.




Agora só quando eu voltar da viagem que vou dar um trato na sala. O rack feio e breguíssimo até que ficou bem ajambrado e cumpre sua função, a cor eu achei show!


Pena que não fotografei o rack 'antes', Tunico foi muito rápido, quando vi já estava nesse ponto. A tinta usada é esmalte a base de água. Eu disse que ia dar a dica de como pintar móvel, só que nosso estilo é rústico, casa de praia, nada perfeitinho, são pinceladas e pronto, pra mim ficou lindo!
Foi no sábado que isso tudo aconteceu, buscamos a tv, o rack foi pintado e mudamos a sala, enquanto isso o pintor daqui de casa, que também é chef, dentre outras coisas, preparou uma polpeta, ou porpeta, como se fala em Sampa, não uma qualquer, mas um polpetone (ou porpetone) recheado. Também ele foi tão rápido ao tirar do forno e servir os pratos, que quando vi meu prato já estava assim:


Aí está a metade de um polpetone recheado com 2 tipos de queijo. Vou mostrar como foi feito, é fácil, gostoso de fazer, faz grande efeito na apresentação (quando serve aquele queijo escorre...hummm) e é dificil quem não goste de uma comidinha típica italiana com um molho de tomate caprichado, né?!


Para começar, prepare a carne como faz para almondegas: patinho moído, pão amanhecido embebido em leite e espremido, misture com a carne, junte os temperos como alho esmagado, cebola bem picada, salsinha picadinha, pimenta do reino (se quiser), mais um ovo para dar a liga. Abra uma rodela de uns 15 cms sobre uma base, coloque sobre ela queijo ralado grosso, mussarela e prato, e cubra com outra rodela de carne, junte as beiradas e firme com um garfo para não soltar porque aí vai ser empanado e frito. 
Tem uma dica ótima para empanar: para duas colheres de sopa bem cheias de farinha de trigo junte uma colher de café de fermento em pó e acrescente água suficiente para a mistura ficar com consistência de iogurte, passe o polpetone nessa mistura e daí então passe na farinha de rosca. Se preferir pode usar ovo no lugar da água. Experimentar fazer que dá super certo, fica uma fritura sequinha. 
Por último, depois de fritar, arrume os polpetones numa vasilha que possa ir ao forno, coloque mais um pouco de queijo por cima, junte o molho de tomate (aquele que você já preparou com todo capricho) e deixe uns minutos para derreter o queijo e acabar de cozer o interior do polpetoner, isso leva uns 20 minutos mais ou menos.
Essa receita é sucesso na certa!

Vou aproveitar para mostrar a novidade do jardim. Nunca soube que jabuticaba dava mais de uma vez no ano, a nossa jabuticaberinha está com florzinhas, descobri outro dia, em pleno mês de fevereiro!


A natureza é um milagre mesmo, as pessoas estão tão acostumadas a ver as coisas surgirem assim do nada que nem prestam atenção, eu fico acompanhando dia-a-dia esses milagres no nosso jardim.
Quero ver como vamos apanhar o mamão que está crescendo lá no alto, nem com a escada que temos dá para alcançá-lo, acho que vai ficar mesmo para os passarinhos.


E assim vai acontecendo o verão da Bahia... na nossa casa baiana...


*

5 comentários:

Nadja Barros disse...

Juju, q post maravilhoso! Vale muito a pena esperar vc escrever, mesmo q demore um pouquinho rssss. e são tantos assuntos, parece q a gente tá batendo aquele papo com uma velha amiga...te desejo boa viagem e q sua netinha venha cheia de saúde! (é neta, né?)... sobre o rack, bote transformação nisso, ficou simpático mesmo, conheço a cor vermelho verniz q vc falou, bem feinho mesmo!!! Anotei a receita do porpetone, q delicia, farei ainda nesta semana!!!! E sobre seu jardim-pomar, pensei q vc poderia arranjar uma vara comprida, pregar uma lata na ponta e assim colher os mamões do alto (era assim q a gente fazia com as mangas no quintal da minha mãe! :)
bjs!

Fê Iasi disse...

Ah booom! Já tava aflita! Me apaixono pelo blog e passo 15 dias olhando prum arroz... Fraude eu pensei! Mas não, vc e Tunico são umas delícias! Boa viagem diva baiana, e que Deus traga mais uma benção a quem merece!

Carol Freitas disse...

Juju

Cada post mais gostoso que vc faz!
Bom de ler, belas fotos, a sua vida simples é muito cheia de charme!

Carol

Licia Dutra disse...

Esse polpetone está com uma cara ótima! Adoro comidinhas com engredientes simples,mas de cara nova! Tenha uma ótima viagem! Bjsss.

Licia Dutra disse...

Esse polpetone está com uma cara ótima! Adoro comidinhas com engredientes simples,mas de cara nova! Tenha uma ótima viagem! Bjsss.