16.6.10

é São João na Bahia!


As festas típicas no mês de junho tem um jeito diferente em cada lugar, afinal este país é tão grande e são muitas as influências. Enquanto no sul tem arrasta-pé com sanfona e quentão, no nordeste o forró anima as festas regadas a licor de jenipapo. 


Historiadores dizem que essa festividade começou no período colonial, com influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que deu origem as típicas quadrilhas. Os fogos de artifício vieram da China. E da península Ibérica veio a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha. Estes elementos foram misturando-se aos aspectos culturais - indígenas, africanos e imigrantes europeus - nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas. 

O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: Santo Antonio (dia 13), São João (dia 24) e São Pedro (dia 29). 

Como em festa não pode faltar comida, as festas dos santos tem pratos típicos. O mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos. 
Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, amendoim, pinhão, bolo de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce. Nas festas nordestinas não pode faltar o bôlo de aipim, a tapioca, o beiju e licor de jenipapo.

O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. O balões coloridos agora só para decoração. As bandeirinhas são essenciais para dar o colorido da festa. Para ir à carater na festa junina é bom se vestir de caipira, as mulheres com vestidos rodados e floridos, os homens de camisa xadrez e chapéu de palha.

Na região Sudeste são tradicionais as quermesses, festas populares realizadas por igrejas, colégios e empresas. São montadas barraquinhas com comidas típicas e jogos.  No Nordeste é comum a formação dos grupos festeiros que ficam andando e cantando pelas ruas, vão passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas comidas e bebidas para os festeiros.

Aqui na Bahia tem forró o mês inteiro, em Salvador as festas são animadas ao som de famosos grupos. O forró tem várias correntes, além do grupo tradicional ao estilo Luís Gonzaga, hoje são bandas que promovem grandes festas quase parecendo outro carnaval.

Nem tudo de forró eu gosto, mas vivendo no Nordeste a gente aprende apreciar, neste vídeo uma música para conhecerem o 'novo forró' da Bahia.



Viva São Pedro, Santo Antonio e São João!!!!


*


2 comentários:

Allan Robert P. J. disse...

Lembro das festas juninas em São Paulo e Rio, mas aprendi a gostar mesmo de S. João morando em Salvador. É a festa mais popular e participativa do mundo. Quem não conhece o S. João do Nordeste não tem idéia do que é.

Ly Mello disse...

Eu já amo essas festas juninas, se se um alguma na Bahia então, vixi, acho que morria! Deve ser porreta!

Beijocas.