15.12.10

Calendário de Natal - dias 13, 14 e 15

de Estocolmo à Salvador


Não consegui fazer os posts do dia 13 e 14 porque a agitação por aqui foi grande com a chegada da Nina! Tanta novidade, tudo novo para ela e a gente curtindo muito tudo isso.
Saíram de uma temperatura de menos 15 graus, com neve, para o verão baiano com média de 30 graus, mas parece que isso só a deixou mais feliz e não teve qualquer problema de adaptação, pelo contrário, tudo é muito divertido para essa menininha super simpática. São muitas coisas novas ao mesmo tempo. O clima, a cama diferente, os cachorros, os cheiros, os sabores, a luz brilhante dos trópicos.
No primeiro dia ela conheceu o mar e se encantou, fomos bem no finalzinho da tarde quando o sol estava acabando de se por e já estavam acesas as luzes da avenida, um banho de mar quase noturno, ela ficou uma alegria só de ver tanta água, gostou até do gosto da água salgada, se jogou - literalmente - nas ondas e depois foi um berreiro voltando para casa, ela não queria sair da água.
Pela primeira vez na vida tomou suco de laranja natural espremida na hora, bebeu praticamente de um gole com o canudinho e fez carinha de alegria, uma graça. Comeu abacaxi, goiaba e feijão, tomou água de côco, tudo pela primeira vez, adorou. Ela é um bom garfo! Também foi a um shopping pela primeira vez e curtiu caminhar livre pelos corredores entrando nas lojas, se esbaldou.
Com os cachorros aqui em casa a história ainda está caminhando, aos poucos vai se acostumando. Como nunca tinha convivido com um cachorro, sempre vê de longe e preso numa guia, chegou aqui e os 3 cachorrinhos pulando e latindo, a princípio ficou assustada, mas depois de 2 dias já está mais à vontade deixando que eles a cheirem e até dêem uma lambidinha.
Hoje Nina e os papais partiram para uma aventura. Cedinho os levamos para atravessar a Baía de Todos os Santos de ferry boat, foram para a Península de Maraú (mais de 200km ao sul de Salvador), vão passar uns dias numa pousada que fica num lugar onde tem que chegar de barco, uma vila de pescadores, lugar paradisíaco, estarão com amigos. Faz algumas horas que eles foram e já estou com saudade da Nina, só voltam para o Natal.

a familia no embarque do ferry

*

6 comentários:

IZILDA disse...

Que linda está a Nina, Ju. Adorei seu relato e mais ainda saber que ela está adorando o clima da Bahia.
Você estava fazendo falta lá na Jiló. Mas eu sabia que era por uma boa causa.
Um beijo,
Izilda

Susi disse...

Ju, quero acompanhar a estadia de suas visitas. Fico imaginando a alegria da Nina fazendo td isso pela primeira vez,o Pai é Suéco ou Brasileiro tbem? Se for Suéco tenho quase certeza de que sonha um dia em viver na Bahia.
Lindas as fotos do seu calendario.
bjs

Unknown disse...

Susi, o pai é alemão, a Nina nasceu na Alemanha. Ela entende o português, alemão e sueco porque frequenta a escolinha, e fala misturando palavras das 3 linguas, é uma graça.

Susi disse...

Ju, bom dia, tava aqui tomando meu café da manha e contando para o marido da sua familia filha, Nina e Pai,vim mostrar as fotos e ler o q vc escreveu. Ele ficou surpreso em saber q foi a primeira vez q Nina tomou suco de laranja assim feito na hr.
bjks e bom final de semana.

Unknown disse...

Pois é Susi, na Suécia e na Alemanha só tinha tomado suco de laranja daqueles que vem pronto.

Uma vez estava nos EUA, estava no supermercado com meu filho que mora lá e ele costuma comprar suco de laranja que vem numa garrafa grande, um galão, e quando vou ler no rótulo o suco era de Ribeirão Preto!

Patricia Merella disse...

Ju
Linda demais a Nina..para mim foi o seu post mas lindo do ano.
Encantei-me com o sorriãod ela e toda esta descoberta.
Ai Ju,já estou até a chorar,temos casa na Penissula,em Saquaira,pertinho de Barra Grande,foi lá meu ultimo natal e ano novo no Brasil em 2005.
Já disse ao marido que quando fomos ao Brasil quero passar uns 5 dias por lá.Adoro aquela travessia,é linda demais.
Ai que saudadaes...amei,bjkas
Patricia Merella
http://wwwmaisonduchocolat.blogspot.com/