17.11.11

berinjela

Ah... berinjela é bom de todo jeito!


Quando era pequena lembro-me do meu pai brincando, dizendo que italiano comia "sanduiche de berinjela", o seja, berinjela com pão, eu achava estranho, pois como cresci no interior comendo comida caipira, não podia imaginar como era isso. Depois de adulta, em Bologna, na Itália, estava no bar da universidade quando vi os famosos "sanduiches" que meu pai falava, estavam numa vitrine de panini, e lá eu vi um panini di melanzane na chiabatta, não só vi como comi, maravilha!
O prato com berinjela que eu conhecia era a famosa "lasagna de berinjela", que é uma versão italiana da mossaka grega, hoje popularizada, faz parte do cardápio do brasileiro.


Camadas de berinjela (que pode ser crua, grelhada, empanada e frita) se alternam com queijo e presunto, molho de tomate (que pode ter carne ou não) e por último uma generosa camada de parmesão ralado, vai para o forno e sai de lá perfumada e macia... irresistível!

Só que neste post vou contar como se faz um antepasto de beringela super fácil e bem simples, é prático, bom para ter na geladeira para aquela hora que bate a fominha, para quando chega visita, ou mesmo para incrementar algum prato.


Pode preparar bastante e guarda num pote de vidro, vai durar muito na geladeira, e quanto mais o tempo passa, mais gostosa vai ficando.


Olha a cara que isso fica, e o cheiro quando abre o pote!... ai... ai...
Para preparar esse antepasto de beringela vai precisar de: berinjelas, pimentão vermelho e amarelo, cebola, alho, azeitonas, orégano, tomilho, folhas de louro, pimenta calabreza e azeite. Pode caprichar ainda mais adicionando nozes ou castanhas picadinhas, uva passa, alcaparra... crie a sua receita e varie também.
A excessão da berinjela, tudo vai crú, quer dizer, sem passar pelo fogo. Então pique a berinjela e leve para aferventar com água, sal e vinho branco (pode ser vinagre também), depois escorra e junte aos ingredientes.


Os ingredientes que não passam pelo fogo esperam numa vasilha pela companhia das berinjelas. Depois de bem misturado é só colocar no pote de vidro, pode ser num de plástico, mas eu prefiro de vidro.


Antepasto = antes da comida. Enquanto espera o almoço ficar pronto, uma porção de berinjela com pãozinho fresco e vinho vai super bem!


De pertinho, para dar água na boca... é tão fácil de fazer, só tem que esperar um tempo para comer, com o tempo vai ficando mais saboroso.
No final do ano costumamos ter a casa movimentada, é bom sempre ter alguma coisa para servir para os amigos e a familia, capriche num potão. Outra ideia simpática é presentear com coisinhas preparadas em casa, então um potinho desse antepasto vai fazer sucesso. Eu guardo vidrinhos de conservas, você também? Acho sempre que vou aproveitá-los, e aproveito mesmo, veja aí que presentinho mais gostoso de dar e de receber.


As festas estão aí, gente!

Essa delicia ai foi preparada pelo chef daqui de casa, eu só provo e fotografo, tá?

*

Um comentário:

Criarte disse...

Ju, vc sempre com suas dicas maravilhosas,sempre faço a lasanha aqui em casa, e é muito aprovada, mas esse antepasto vou fazer com certeza.Deve ser uma delícia!