20.1.10

Agostinho em Salvador [parte 3] 'a cozinha'

Meu amigo artista faz muitas coisas bacanas, dentre elas uma é a cozinha, faz com amor, curte os detalhes e se diverte. Convidamos uma amiga baiana para jantar em casa e Agostinho preparou uma massa com vegetais e camarões.
Já entrou na cozinha com uma taça de vinho na mão, todo cozinheiro gosta de beber vinho enquanto cozinha, eu adoro mexer nas panelas saboreando um vinho. Este vinho que ele está tomando na foto acima tem uma história que vou contar antes de mostrar a preparação do prato.


Eis aí o vinho. Tomei duas vezes, uma no final do ano, pré-reveillon e a segunda vez nesta noite do jantar. Conhecem esse vinho? Eu achei uma delícia, seco e frutado, geladinho e nesta calor baiano a gente vai entornando sem perceber! E eu vivi momentos divertidos no dia 30 de dezembro com amigos em casa, depois fomos à praia, disseram que fiquei engraçada e eu nem me lembro!
A segunda vez que tomei desse vinho foi na noite do jantar do Agostinho, e ele me acompanhou, e fomos bebendo... bebendo... foram 4 garrafas só pra nós dois. Bem, daí já podem imaginar como decorreu a noite, e principalmente o fim da noite! Divertidíssima!!!!


Se ficarem curiosos, procurem provar deste vinho e depois me contem a experiência, porque cheguei a conclusão que existe nele algo diferente. A sensação é boa, não dá ressaca no dia seguinte e como eu, Agostinho entrou numa 'viagem' deliciosa para encerrar nossa divertida noite.


Observado por nossa amiga, começa o molho da pasta. Em outubro Agostinho passou um mês na Itália, uma cidadezinha do Marche, foi fazer um curso de italiano que tinha também uma parte de gastronomia, para encerrar o curso houve um concurso de culinária, ele preparou um prato de camarões com abacaxi que deixou os juizes doidos, conclusão: adivinha de quem foi o primeiro lugar com louvor?! E ainda mais, na hora da entrega do prêmio, a diretora disse que em 16 anos da escola, foi a primeira vez que um prato os surpeendeu.
Ele disse que vai fazer o tal prato e eu vou gravar tudo, depois coloco aqui.


Aqui estão os ingredientes aguardando o momento de ir para a panela: camarões, abobrinha, pimentão vermelho, beringela, tomate pelado e manjericão do nosso jardim.


Ao iniciar o preparo do prato a primeira garrafa do Menduco já tinha ido, então fomos para a segunda, o calor estava forte e as histórias muito boas, boas risadas.


A mesa posta, música boa, ouvimos jazz, e um profumo meraviglioso vindo da cozinha...

Como foi o prato e tudo que aconteceu vou contar no post seguinte, continuem acompanhando, vem muita história por aí...

Para ver como Agostinho conta também as histórias de sua passagem pela Bahia, veja o blog que ele começou aqui, AGÔ


*

Um comentário:

agostinho gomes disse...

Ju, foi tudo uma delicia mesmo, mas esta noite, este jantar foi realmente mágico.... beijo grande querida