17.5.10

coisas do passado?

Com a internet a gente pode, de repente, encontrar o passado, assim sem esperar, abrindo a caixa de email. Tenho encontros virtuais com pessoas que fizeram parte da minha história, e que agora retornam, continuando uma nova história. Isso não é engraçado e interessante?

Nasci e cresci (e vivi até os anos 70) em Jacareí, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo. Na foto ao lado estou na ponte sobre o rio Paraíba do Sul que corta a cidade, ou melhor, a cidade se desenvolveu às margens do rio. Nesta manhã de domingo, passeava com meu namorado (que tirou a foto), depois da missa das 10 na Matriz, que era um acontecimento para os jovens, inacreditável, a turma ia à missa todos os domingos!
Este vestido, azul claro, de crochê, feito por minha vó Adolphina, tinha um miguet como broche e o sapato boneca era prata. Posso me lembrar até do perfume que usava, Fleur de Rocaille. Era o ano de 1969, eu normalista, a vida no interior se resumia a ir à escola, estar com amigos e namorar, a gente ia ao cinema, ao clube, fazia festinhas, mas era uma vida cheia de emoções - como costuma ser para os jovens - mesmo sem internet!

Pois bem, esta semana, com a mensagem, que recebi pelo Facebook de um amigo daquele tempo, fui dar uma espiada nas fotos do álbum dele e encontro esta aqui.


É a quadra de esportes do colégio nos anos 60 e, provavelmente, eu estava sentada alí atrás assistindo os meninos jogarem. Esta imagem me trouxe nostalgia, lembrar do uniforme que usávamos com meias pretas! pode?

E no mesmo álbum vi fotos de encontros recentes da turma, gente que não vejo há quase 40 anos. A lembrança e reflexão são inevitáveis. Na foto abaixo, dois estão na foto de cima, dá para saber quem são?




na foto ao lado é o Waldir, que com sua mensagem me deixou contente, pude saber notícias de algumas pessoas daquele tempo de Jacarei. Ele também está na foto do colégio, dá pra adivinhar quem é?

3 comentários:

Waldir Pereira disse...

Jussara !!

..ficou muito bom !!!....... pior que eu me lembro muito bem de voce, com aquele jeitinho "faceiro", como da foto em cima da Ponte do Paraíba !!!...voce explorou muito bem a Nostalgia, das nossas fotos !!! Parabéns !!!

Angela Ventura disse...

Oi, Jussara! Provavelmente, estudamos na mesma escola. Fiz Magistério (curso Normal) na escola Francisco Gomes da Silva Prado, antes chamado de CENE. Estudei lá entre 1992 e 1995. Hoje, não existe mais esse curso. A quadra é coberta, a escola pintada de outra cor...rs.

Lindas lembranças...eu nasci em 1977, em São José dos Campos, mudamos pra Jacareí em 1979. Estamos aqui até hoje, mas muuuita coisa mudou.

Beijos!!

Unknown disse...

sim Angela, estudamos na mesma escola, me formei no Normal em 1970

imagino que a escola tenha mudado muito, mas era tão linda nos anos que passei lá, a quadra foi feita naquela época, era o xodó do prof. Nazianzeno.

quando lembro do colégio sinto até o cheiro do cachorro quente da cantina do Bispo!

obrigada pela visita, volte sempre