16.5.11

manemenis...

manemenis = mais ou menos
foi como ficou a receita da "Namariabraga" que tentamos fazer
depois ficou ótima, salva pelo chef daqui de casa!


O domingo amanheceu preguiçoso e chuvoso, bom para ficar em casa, recolhido. O dia até lembrou da nossa terra, o cinza paulistano no céu o dia todo, o que é raro aqui, geralmente um céu azul surge intercalando nuvens carregadas de água que caem como chuveiro. Foi um dia diferente, até os cachorros ficaram mais calminhos, aboletados nas caminhas com cobertas. Mas nada de frio não, a temperatura mínima de 25 graus já faz os baianos colocarem seus agasalhos e ficarem encorujados em casa.


Dia de ler jornais e revistas, ver televisão, cochilar no sofá... ao som da chuvinha no telhado.
Se não dá para acender a churrasqueira e a vontade é de comer uma carninha assada, seguimos a sugestão que vimos no video: churrasco de panela de pressão!
Será que dá certo? Sei não... mas dando uma garibadinha depois ficou muito gostoso.
Fiquei pensando se não foi a panela, a nossa é uma simples clock, a dela era diferente, daquelas chicosas, depois também acho que na tv dão uma produzidinha, uma maquiagem na comida, deve ter efeitos especiais...rs
O nosso churrasco sem fumaça foi assim:

1. no fundo da panela o carvão embrulhado em papel alumínio e as carnes arrumadas por cima
2. por ultimo, espetinhos de batata
3. ao abrir a panela as batatas estavam cozidas e não assadas
4. a picanha e as linguiças assaram
5. para dar um jeito nas batatas, foram passadas no azeite na frigideira
6. saladinha de tomate, cebola e manjericão de acompanhamento

o resultado

A carne passou um pouco do ponto, para o meu gosto, mas as linguiças ficaram parecendo de churrasqueira mesmo. Talvez o tempo de panela deva ser diferente conforme a quantidade de carne e o tipo de panela e fogo, sei lá... foi deixado os 20 minutos depois de começar a chiar a pressão, conforme é a receita.
Ficou bom, porque o temperinho daqui do chef sempre é bom, arroz no capricho, um vinho para acompanhar, deu pra sentir que era um churrasquinho, manemenis...

lá fora está chovendo... ir pra caminha tirar um cochilo, programa deste domingo

aí está o video da receita, que passou no dia 11 de maio


se decidir fazer, depois me conta!

*

6 comentários:

Lola Sciwinzki disse...

Essa receita fez o maior sucesso mesmo.
E churrasco é sempre bom.
Bjks.

michel brinhosa disse...

Oi, Eu fiz, mas o meu ficou horrível, colocamos até mais tempo de cozimento tb, pois a minha panela tb é clock, mas não deu, pra mim, é puro marketing, não faria de novo, a carne só cozinha e não assa, não gostei não, o bom mesmo é o velho e bom carvão queimando, o resto é genérico!!
Abraço

Priscila Oliveira disse...

Oi Juju, pela aparência parece que ficou muito bom, me deu água na boca!
bjs....

Gleise Caires disse...

Oi...meu blog está nascendo e eu estou à procura de novas amizades para adividir meus momentos e idéias...Se quiser embarcar nessa ..comece a me seguir..eu já estou te seguindo..

http://cairesss.blogspot.com/

Suzy disse...

Oi, Ju!
Eu estava à procura de uma amiga que tivesse feito a receita. A maioria das pessoas que fizerem reclamaram que a panela ficou acabada de tão preta. Aconteceu com você?
beijokas

Lu Saharov disse...

Juju...nada como ter amigas que se lançam na aventura de experimentar pra gente! Mas, a pergunta que não quer calar: a panela fica preta depois? Porque tirar o queimado ...ninguém merece!!!!Beijos!