28.7.11

rúcula, bolo de chocolate e passarinhos

A rúcula é uma das folhas mais deliciosas, para quem aprecia (como eu!), é uma erva originária da Asia, tem várias propriedades medicinais, tem vitamina C e complexo B, minerais como cálcio e ferro e óleos essenciais. É uma planta fácil de se espalhar, ela se auto-propaga, e quando consumida logo após ser colhida tem sabor intenso.


Para preparar esse prato, colhi direto do nosso quintal, as sementes vieram de São Paulo e a erva está se espalhando por aqui...


Vivi 20 anos em Campinas, e por lá tem muita rúcula, nas feiras, mercados e principalmente nas churrascarias, são típicas as saladas de rúcula com cebola para acompanhar as carnes. Desde que chegamos na Bahia temos dificuldade de encontrar rúcula, então as sementes vieram de São Paulo para a nossa hortinha caseira, e se deram muito bem.

é um prazer colher o que nasce em casa

fresquissima e crocante

rúcula e cebola, combinação perfeita


Por esses dias, como tem muita rúcula por aqui, vou me esbaldar. Ontem no almoço comi da maneira mais simples possível, com dois "zóião", porque acho que rúcula combina com tudo.


Fiz um arroz branco soltinho para servir de cama para os ovos (são dois porque eram pequenos, tá?), e emoldurei com a salada de rúcula regada com muito azeite, e para acompanhar, suco de seriguela. Coloquei algumas folhas de rúcula no vidrinho como um vasinho para alegrar a minha mesa.

gostoso é comer tudo misturado!

como colhi mais folhas do que consigo comer, deixei essas para o jantar


Então, à noite, resolvi juntar as duas coisas que gosto muito, rúcula e massa, isso é uma maravilha. Simples, rápido e saboroso, spaghetti com rúcula, é aquela comidinha para fazer quando estamos com fome, leva o tempo de ferver a água e cozinhar o macarrão, isto é, uns 15 minutinhos, porque enquanto a água ferve a gente separa os ingredientes, e quando colocamos o spaghettini na água colocamos numa panela o azeite para fritar o alho, rapidamente coloca as folhas de rúcula rasgadas e adiciona pimenta calabresa, orégano, alho torradinho desidratado, mexe bem, já está na hora de escorrer o macarrão e tão logo escorra, jogue dentro da panela para misturar com os temperos, dai é só servir o prato, regar com muito azeite do bom e se deliciar!
Pode fazer uma variação, refogue também tomate seco e/ou azeitonas pretas, dá um quê a mais na aparência e no sabor do prato, também pode preparar com outros formatos de massa, vai bem com todos.


Gosto de arrumar a mesa bonita para sentar e comer apreciando o prato, isso faz diferença sim! Aqueles que pensam que é frescura devem tentar, nada como ter um tempo para prestar atenção no que estamos colocando pra dentro da gente, se alimentar com calma e satisfação. Nem é preciso muita coisa, como podem ver, ovos fritos, arroz, rúcula, macarrão... apreciar a simplicidade é um exercício para melhorarmos.
Como gosto de mesa arrumada e bonita, devem ter reparado no jogo americano, ganhei de presente do meu amigo Agostinho, é arte dele, desenhos de orixás, tem mais para ver aqui.

Bem, ontem também fiz um bolo, incentivada por um grupo que criei no Facebook, o Desafio do Brigadeiro, tudo começou com uma conversa pelo chat de lá com uma amiga, a Alzira, criei o grupo para as pessoas mostrarem suas receitas de brigadeiro, o doce brasileiro mais simples que existe e todo mundo sabe fazer, se quiser participar vai . Experimentei um tipo de bolo que não conhecia, chocolate sabor menta e fiz cobertura com chocolate amargo, ficou muto bom o resultado.


nem precisa de receita!...rs

Para encerrar o post, deixo com vocês os visitantes diários daqui de casa, são ariscos, mas eu coloco frutas no muro e quando estão felizes cantarolando e comendo eu fico escondida com a minha canonzinha e dou um zoom, as fotos não ficam lá essas coisas, as é um prazer "captar" essas criaturinhas!



*


5 comentários:

Carol disse...

Juju, eu não suporto o gosto de rúcula, vejo aquelas saladas mais lindas com tomate seco, mas não desce, não consigo.
Quanto ao bolo de chocolate, sou suspeita pra falar, adoro.
As fotos ficaram perfeitas.
Beijos

Suzy disse...

Tirou a semana para me torturar com essas rúculas! afff
Lindas fotos! Você deve ter um amanhecer agitado, com o canto desses sabiás...rss. Sabiá Laranjeira e Sabiá Una! Ah...Ví um Bem-te-vi também! Que lindos...

Sueli disse...

Juju, tenho seguido seu blog há algum tempo por vários motivos, quando puder eu conto.... domingo fiz o churrasco na panela de pressão seguindo as suas instruções (ficou bom... vou experimentar com outras carnes) e agora essa salada de rúcula... ia em um churrascaria que serviam com bacon torradinho com alho.hummmmmmmmmmmm!! e os passarinhos, meus pais moram na praia e fazem igualzinho.... belas fotos!! beijos

Jozé de Abreu disse...

Essa rúcula deu vontade.

Anônimo disse...

As fotos estão ótimas e parece que a comida também...