21.10.11

mixou o carbureto...

Ou é michou o carbureto?
Quem teve infância nos anos 60 em São Paulo deve ter acompanhado na televisão record, a Turma dos 7 era um programa infantil que, como diz o nome, eram 7 crianças que aprontavam, um deles era o Chuvisco (quem via tv naquela época sabe muito bem o que é chuvisco! atrapalhava quando mais queríamos ver algo). Eu me lembro que gostava do Fernando, era o bonitão da turma, tinha o Bolão (naquele tempo ter um apelido desse não era bullying), e apenas uma menina, a Jô.
Por que toda essa lembrança?
Porque era o Chuvisco, um neguinho (modo carinhoso de me referir à uma pessoa afro-descendente) muito esperto e divertido, é dele a expressão que se popularizou na minha infância: "mixou o carbureto" (gosto mais de x em vez de ch).
E por que estou dizendo que mixou o carbureto?
Vou começar pelo começo... tudo começou quando mandamos o sofá para reformar essa semana, estava precisando o coitado. Até andei pensando em trocá-lo, mas gosto muito dele, está comigo há mais de 25 anos, é um clássico "chesterfield" (entre aspas porque não é o verdadeiro), bonito e muito confortável. Tão confortável que até os cachorros são loucos por ele, por isso vive coberto com uma colcha, essa dá pra lavar toda semana, o sofá não.
Então chegou a hora do sofazão trocar de roupa novamente, já é a sexta vez que ele é remodelado.

esse sofá é tão querido...

Agora de manhã o tapeceiro ligou dizendo que vai entregar à tarde o 'novo' sofá. Estou na expectativa porque não sei no que vai dar... ele estava com um tecido lindo da Beraldin, mas já detonado, agora escolhi um tecido qualquer, bonitinho, mas sem raça, e o tapeceiro cobrou tão barato que estou com medo!

Ah... por que então que mixou o carbureto?
Não é por causa do sofá não!
É que a 'jaque' chegou por aqui... ja que vamos reformar o sofá, por que não... então, estou com mil coisinhas na cabeça pra fazer em casa. No próximo fim de semana recebemos os primeiros hóspedes dessa temporada e quero arrumar o quarto de hóspedes. Agora então começa a história.


Quero fazer cabeceiras assim, como da foto acima, para as camas de hóspedes, aproveitando que agora temos um grampeador daqueles de tapeceiro e até já nos aventuramos a forrar um colchão para um banco que era para a varanda.


Era para a varanda, mas ficou tão bom que colocamos na sala, para ver televisão deitado, e dar uma cochiladas também.... quer dizer, quando os cachorros deixam!


Então, acho que podemos fazer aquelas cabeceiras. Aproveitando que o Tunico estava em São Paulo (ele vai quase toda semana a trabalho), pedi para ele dar uma passadinha numa loja de tecidos para decoração, tinha visto no site essas estampas e me apaixonei, queria fazer cada cama com uma estampa, não ia ficar bacana?


Eu já estava sonhando lá no quarto, já vendo as camas com as cabeceiras, uma com as fitinhas da Bahia e outra com o mapa-mundi. Não são demais esses tecidos?
Por via das dúvidas, escolhi outras amostras no site para que Tunico se orientasse se não encontrasse essas estampas, as outras que também achei lindas são essas aqui.


Pois ele foi até a loja para comprar 1 metro de cada tecido, é mais que o necessário para fazer cada cabeceira. Foi aí que mixou o carbureto!!!!
Nos mostruários da loja nem tinham esses tecidos, eram para encomenda e só acima de 5 metros.

Por isso vou precisar ir um dia desses, logo, na rua do Taboão lá no Pelourinho, é onde tem várias casas de coisas para tapeçaria. É outro lugar que quero conhecer desde que viemos morar aqui e nunca fui, chegou a oportunidade.
Ah... e ficaram curiosos sobre a expressão "mixou o carbureto"?


Esta é uma lanterna antiga, usava energia do carbureto ou carbeto. Agora, o que é carbureto?... procure no google se estiver interessado, desculpe, o post já está muito grande!

Mixou o carbureto, mas eu me animo a acender de novo, vou dar um passeio e sei que vou encontrar tecidos incríveis para as camas!

*



2 comentários:

Nadja Barros disse...

Oi, Juju!!!

Adorei a ideia pras cabeceiras e os tecidos de sp eram tão bonitos, q pena q o carbureto mixou!!! :(

Deixa eu te dizer, se vc quiser dar uma olhadinha, tem uma loja com tecidos muy lindos lá na Vasco da gama, perto do Extra supermercados. Tem tecidos ma-ra-vi-lho-sos, e como vc precisa de pouca metragem, não vai ficar tão puxado! :)
bjs e boa sorte

Taia Assunção disse...

Chamo o marido de Negão, e minhas filhas de Neguinha e o filho de 'Bixa'. Paim chama minha mãe de Nega e eu de Neguinha. Esse lance de politicamente correto tem horas que é um saco. Muito fácil sermos mal interpretados. Também penso em fazer uma, ou melhor, duas cabeceiras para o quarto do Raul lá na praia, mas ainda não me decidi. Beijocas!