11.12.11

[11] Calendário de Natal - a rabanada

Tem casas de brasileiros que a rabanada não pode faltar na noite de Natal, é um costume antigo trazido pelos portugueses que a chamam de "fatia dourada", feita de pão dormido ou amanhecido, é um aproveitamento do pão que não pode ser jogado fora, muitos consideram pecado jogar pão fora porque simboliza a vida.
O nome rabanada vem do espanhol rebanada, que vem de rebanar, ou seja, cortar algo em fatias, rebanadas, parte por parte. Porém na Espanha é conhecida por torrija, come-se na quaresma e recomendada à parturientes, por isso é também chamado em algumas regiões como fatia de parida. Não foi inventada pelos portugueses, vários países fazem a rabanada com nomes e adereços diferentes, Indonésia (roti telur), Marrocos (khobz belbid), India (meetha andewala toast), Inglaterra (eggy bread, egg dip o gypsy toast), França (pain perdu) e nos Estados Unidos (french toast). A mais antiga referência à rabanada é do Império Romano, a saboreavam com mel. Nas variações da receita são usados suco de laranja ou raspas da fruta, alguns licores e especiarias como canela e noz-moscada misturados ao ovo batido com leite e essência de baunilha. O pão pode ser ou não amanhecido, e são usados vários tipos de pães, o italiano, pão de forma, brioches e pães de leite, e fica muito boa a rabanada feita com panettone.
Hoje tomei meu café-da-manhã com rabanadas, já com gostinho de Natal.

com pão francês e mel

com açúcar e canela

com panettone

O modo de preparo é simples, rápido e fácil.
misture o ovo com o leite e adicione gotinhas de baunilha
tem quem coloque açúcar nessa mistura, eu prefiro adicionar depois
no panettone não precisa adoçar
aí é só dar um banho na fatia e colocar para fritar com um pouco de manteiga

fatias douradas, pain perdu, french toast ou rabanadas, difícil quem não goste!

*

3 comentários:

Unknown disse...

A-do-ro rabanada, mas como péssima cozinheira que sou, as minhas ficam parecendo papel toalha de pastelaria. Quem sabe com essa receita, acerto...
beijos, tô adorando tudo.

livroslt@hotmail.com.br disse...

Amoo rabanada,faço para lanche e café da manhã o ano todo,mas não faço no natal e também nunca fiz de panetone,engraçado que passei muitos anos da minha vida chamando de "Maria parida",só a pouco tempo que descobri que era fatia parida.Beijos.

Ypsilon Yvone disse...

Aqui em casa A M A M O S rabanadas, mas ninguém quer mais encarar o fogão. A mamãe que mora perto da padaria mais famosa de São Paulo, mandou fazer no ano passado (e não contou nada para ninguem até que experimentassemos), nós aprovamos e abolimos essa tarefa que até então era dela.
E não é que as tais rabanadas estavam mesmo uma delicia?
bjus