20.4.10

este fabuloso e assustador mundo novo



Eyjafjallajokull, um nome estranho, um evento inesperado, e eis a confusão, milhões de pessoas afetadas por um fator geológico, fogo saindo das entranhas da terra e trazendo (até com beleza) angústia para muitos de nós, para os que estão longe de casa e para os que estão esperando por eles.

Como é impossível a pronúncia de uma palavra com tantas consoantes, a jornalista Lúcia Hipolitto apelidou o vulcão da Islândia de "Janjão" e contou que em Portugal puseram o apelido de "Antônio", curiosamente o nome do Tunico.

E neste mundo assustador de erupções vulcânicas, tempestades, inundações, terremotos, furações, vivemos nós com uma tecnologia que permite a informação e comunicação rapidíssima, e isso é admirável.

Quem é cinquentão deve se lembrar da série na tv do desenho animado Os Jetsons. Nos anos 60 da minha infância, quando poderia imaginar que pudéssemos conversar olhando para outra pessoa através de câmeras? Hoje isso é tão natural que parece que as pessoas nem se dão conta. 

Pois de lá do outro lado do mundo converso várias vezes por dia com Tunico, é como se estivéssemos juntos todo esse tempo da viagem dele. E o celular então? é uma maravilha podermos saber notícias em tempo real de pessoas em qualquer parte do planeta, uma mensagem leva menos de 3 minutos para chegar de um aparelho ao outro, podemos conversar como se a pessoa estivesse alí na esquina, sem sequer um defeito na ligação.

E podemos ir à todo canto desse mundo voando, reclinados, dormindo, algumas vezes muito confortavelmente, outras nem tanto, mas hoje podemos sair por esse mundo afóra para conhecer povos e maravilhas. E ainda a possibilidade de colaboração entre os países, como no caso do Tunico que foi a trabalho para a China, uma grande obra de engenharia no Brasil com equipamentos produzidos do outro lado do mundo.

Mas a Natureza é imprevisível, por mais estudos que sejam feitos, ela surpreende com o Katrina, com o terremoto do Haiti, o atual terremoto na China, as chuvas excepcionais no Rio, São Paulo e até em Salvador, que há poucos dias atrás foi de uma força assustadora.

Temos ao mesmo tempo as maravilhas que foram conquistadas pelo homem, que até asas criou e se espalhou pelos céus, como a incerteza do que pode estar no daqui a pouco...

[neste momento que escrevo - 19:37 em Salvador - recebi ligação do Tunico, já fez o check-in e está na sala de embarque para Xangai - 6:37 da manhã na China - agora é uma longa viagem de volta pra casa através do Canadá para chegar ao Brasil]

3 comentários:

João disse...

Caraca, Ju, nem me lembrava mais dos Jetsons, mas é verdade. Nóis tá véio...

NN disse...

Oi ju,realmete vc nasceu para fazer blog,vc tem uma fantasia e passa esta para os leitores!!1E' muito legal!!Parabens mais uma vez,NN

Criarte disse...

Pois é Ju,são tantas coisa que estão acontecendo...e esse tal de Eyjafallajokull, me deixou assustada,a nossa Mãe natureza não esta de brincadeira.Espero que o Tunico já tenha chegado.Bjão!