27.9.10

por aqui...

Hoje, dia 27 de setembro, é dia de Cosme e Damião, mais um dia de festa na Bahia, plena segunda-feira, dia de carurú, de comer e de distribuir para os vizinhos. Aqui em casa não tem carurú hoje porque estou sozinha com os cachorros. Mas no clube que tem aqui em frente está acontecendo uma grande festa que começou de manhã, aniversário de alguém porque tocaram "parabéns à você", e teve banda da Policia Civil tocando e depois um cantor, foram boleros, musicas italianas, sambas, pela seleção dá para perceber que os convivas são da minha faixa etária, estou aproveitando daqui da minha varanda.
E por falar em varanda, estamos com novidade! Amigos nossos reformaram a casa e sobrou um tampo de mesa que ficou ótimo com os pés que estavam na casa quando chegamos e foi só passar um spray branco, agora falta encontrar umas cadeiras bacanas, mas isso com o tempo...




Agora a mesa dá para 8 pessoas sentadas confortavelmente, ou para 10 mais apertadinhas. Esta varanda é a nossa sala de visitas, mesmo porque é muito agradável com as redes - e vamos colocar mais - com as plantas que estão floridas colorindo o jardim. E o gostoso é que tem a brisa do mar, para mim um luxo!

E o mar está lindo hoje, fui dar uma volta e fiz umas fotos. A praia quase deserta na segunda-feira, sem as barracas fica até meio desolada, mas é linda esta praia, uma das mais bonitas da cidade.




Sem ninguém, o salva-vidas tem tempo para meditar, o vendedor de cangas passeia, ninguém para gastar.
Na volta para casa não resisti, olhei pelo muro do clube a festa, estava a banda da Polícia Militar tocando, muito lindo, parei para ouvir. Logo depois um grupo de bailarinas de dança do ventre começou a se apresentar, então apoiei minha câmera no muro de pedras, que é baixinho e dei um zoom!



Este é o Clube dos Aposentados da Bahia, aos domingos o padre da igreja de Itapuã vem rezar missa, tem um campo de futebol e os homens jogam - as bolas vem parar nas casas aqui da rua - todo final de semana, faça chuva ou faça sol. Aí na placa diz que tem tudo isso, mas não tem não, fui lá procurar fazer aulas de yoga, não tem professor, hidroginástica, não tem professor, dança de salão, não tem professor. Todo mundo aposentado, será?
Festa tem sempre, nos fins de semana a piscina lota, e tem festa boa e aquelas de pagode baiano, ainda bem que é só durante o dia. A festa de hoje estou curtindo, só musicas que gosto, até agora. Fui almoçar na mesa da varanda para ouvir. Não, não foi carurú, foi "deontê" mesmo, estava muito bom!
Para ficarem com vontade do carurú, aqui está uma foto do Carurú Completo que dona Pequena preparou aqui em casa no final do ano passado, quem comeu, comeu!


No Carurú Completo serve-se carurú, que é quiabo picadinho com camarão, é este prato da direita embaixo na foto, e também tem vatapá, galinha de ximxim, frigideira de siri, feijão fradinho, arroz e farofa no dendê. Tudo isso é muito bom!
Viva São Cosme e São Damião, protetores das crianças e das familias!

*





8 comentários:

Inês disse...

Que boa mesa que você conseguiu. Vai ficar muito mais confortável em uma do tipo retangular!
Achei linda a paisagem da praia, sem ninguém, vale a pena olhar ao longe....
E essas músicas que você pegou "de carona" deve ter sido muito bom!
E a D. Lazinha, onde anda?
Bjs
Inês

IZILDA disse...

Lindas as fotos, Ju. E a mesa ficou demais. Esse clima baiano é a sua cara. Sempre alto astral!
Beijos,
Zi

Alcione Torres disse...

Ai, que vontade que deu! Esse ano não comi carurú!
Olha, só pra você corrigir no texto, é xinxim de galinha, não o contrário. E a farofa é DE dendê e não NO dendê.
Bjos!

angela disse...

onde fica esse paraiso? qual lugar da bahia? quero comprar uma casa ai

Unknown disse...

Angela, moro em Salvador, praia de Piatã, uma das mais bonitas da cidade, adoro esse lugar!

angela disse...

oie juju, nossa, que bom que me respondeu logo, parabéns, vc tem um ótimo gosto, adorei os basset eu tb tenho 6, são uns amores, vc é muito gentil, que bom que gostou do meu blog, tento tirar as pessoas da doença que é ficar magra demais...olha se puder me fale qual a media de valor de uma casa ai perto onde é a sua e se tem hospital perto, se é bom...nossa agradeço de coração mesmo,Se preferir pode responder pelo seu blog que vou te visitar nele sempre, Deus abençoe !

angela disse...

agradeço seu contato, vc é muito gentil, se puder me fale o preço médio de uma casa por ai,e se tem hospital perto, agradeço de coração, e Deus abençoe

Um brasileiro disse...

oi. estive aqui. muito legal o seu blog. apareça por lá. abraços.