14.10.11

boas surpresas

De repente acontece algo inesperado e deixa a gente feliz. Ontem foi um dia de boas surpresas. Fui almoçar   na casa de Céci e encontrei a Dóris, duas amigas de muitos anos e que nunca haviamos nos encontrado, nos falamos quase que diariamente na internet e nunca tínhamos nos visto. Elas vivem em Salvador há muito tempo e desde que cheguei aqui planejamos nos encontrar e chegou o dia, foi comendo bobó de camarão.

o prato com gostinho de quero mais

Quando cheguei no prédio no bairro da Graça, me encantei logo na entrada, lugar sossegado e bem localizado num bairro muito charmoso. Quem conhece Salvador sabe onde é o Corredor da Vitória, pois é alí do ladinho que mora a Cecília, um edifício antigo que já de cara me surpreendeu no hall lindo com dois painéis do artista argentino-baiano Caribé. Claro que não resisti e saquei minha câmera!



Não é uma maravilha? Depois o apartamento acolhedor e a simpatia da dona, sem falar na comida baiana preparada pela Meire, registrei tudo, lógico!







Depois do almoço saimos para bater perna, a Céci e eu, a Dóris tinha compromisso. Foi outra surpresa nosso passeio, fomos dar um giro pelas lojas de antiquário. Perto da praça Castro Alves tem a rua Ruy Barbosa com mais de 15 lojas entulhadas de coisas maravilhosas, donos simpáticos que tem prazer em que a gente veja tudo, dá vontade de ter uma graninha para fazer um belo garimpo por lá, é tentador!
Só para ter uma idéia, aí vão algumas fotos, depois faço um post só sobre essa rua de deixar doido quem gosta de antiguidades, velharias, badulaques e afins!





Nem dá para imaginar a quantidade de santos, louças, cristais, objetos de arte e tranqueiras que tem por lá, vou ter que voltar com calma para fuçar tudo, loja por loja, com certeza!
Meus objetos de desejo:

sou louca por um lustre para a mesa de jantar
esse aí sai por 500 reais

quero um sino no lugar da campainha
esse é grande, custa 200 reais

lindas cadeiras que chamam de "margarida" por 300 reais cada
de jacarandá e palhinha original

cadeira medalhão entalhada, linda e confortável, 500 reais

sou louca por um quadro desses do Coração de Jesus

Fiz muitas fotos de coisas interessantes, bonitas, bizarras até, é tudo junto e misturado. Umas lojas são mais organizadas que outras, tem de "um tudo" por lá, só vendo de perto, recomendo para quem goste, que quando venha à Salvador reserve pelo menos uma tarde inteira para passear nesse pedaço.
Quando chega as 5 da tarde as lojas vão fechando e o dia vai já escurecendo nessa época do ano (depois de amanhã começa o horário de verão, então vai ficar claro mais um pouco), nós voltamos até a Praça Castro Alves e nos deparamos com um lindo céu com o sol se pondo.





Salvador é cheia de surpresas, é preciso escarafunchar, estou aqui há dois anos e meio, já passei muitas e muitas vezes por esse lugar e não tinha encontrado essa ruazinha escondida cheia de preciosidades. A Céci deu a dica porque já tinha ouvido falar, e ela mesma que vive há 31 anos aqui também não conhecia. Nós babamos!

no meu blog O Móvel tem muitas fotos do passeio que fizemos nas lojas de antiquário, clique aqui.
*

9 comentários:

Nadja Barros disse...

Oi, Jussara!!!
Que post maravilhoso! Babei muito e em tudo, no encontro de amigas, no almoço com cara deliciosa, no passeio com direito a por do sol e mais q tudo, nesta dica dos antiquarios! Mulher, sou louca por quinquilharias tb!! Preciso ir nesta rua urgentemente! Ah, conheço bem o corredor da Vitória e a belezura de vista q se tem daqueles prédios!, moro aqui ao lado, na Graça.
bjs !!

ceci disse...

Ju,

Amei, que relato maravilhoso do nosso dia! Teremos outros assim, com certeza,
abs
ceci

Gratissima disse...

Ah Jujú... como é bom poder conviver com as amigas, né?
É tanta conversa, tanto assunto, tanta risada... e às vezes até lágrimas...
Eita vida boa!
E esse camarão... que delícia que deve ter ficado... hummmm...
beijinhos e bom final de semana prá você e seus queridos,
RôGratão

Unknown disse...

Ro,

Já várias vezes quero ver seu blog e nao consigo, quando entro vem uma página vermelha dizendo que a navegação não é confiável e tem virus.
Será que vc sabe que está acontecendo isso?

mollymell disse...

Deve ter sido realmente um ótimo passeio.
Só de olhar para o prato de bobó de camarão minha boca encheu d'água.
Muito legal deve ser encontrar amigas virtuais.

Ilaine disse...

Que coisa mais bonita a casa da Céci! Nossa, eu simplesmente amei! Que bom te ver, Ju! Sua blusa com rendinha é um encanto. E é branca, nossa, eu adoro! Nossos gostos são iguaizinhos...

Fui uma vez para Salvador.
É uma cidade adorável.
Beijo

ednamedici disse...

Ai, Ju. Que loucura essas bonequinhas na cadeira!
Quero uma! rs

jucara valadares disse...

Nossa! nem eu nascida e criada nessa terra maravilhosa conhecia isso tudo,
é que a gente nunca valoriza o que temos, precisa alguem de fora para nos mostrar. Obrigadoooo!!!!!!!!!!
Quando puder vou fazer uma visita a eles, isso remete a minha infancia.

Um grande beijo,
Juçara
tiajuvaladares@hotmail.com

Ana Maria ( Jeito de Casa ) disse...

oi Juju

Fiquei babando no lustre!!!!!
nas cadeiras também...
ai que lugar lindo deve ser este..se pudesse marcaria esse passeio contigo, ooooh tarde boa q seria!!!

bjooooo