8.1.12

simplicidade na casa baiana


Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.
[Clarice Lispector]


Na foto o azul saiu mais para o lilás, efeito da luz do final da tarde, mas é um azul lindo que está na nossa porta de entrada agora, decidimos azular a casa e Tunico está com as mãos na massa, digo, na tinta!


Nesta foto o tom de azul está mais próximo da realidade, é uma mistura que Tunico preparou. Na revista Casa Cláudia de outubro saiu uma casa linda de São Sebastião, litoral paulista, pintada de terracota com as janelas e portas azuis, e foi lá que nos inspiramos, Tunico foi misturando a tinta e eu comparando com a cor da revista, no final achei que o nosso azul ficou mais bonito que o deles!


Até que essa casinha da revista tem um jeito da nossa casa, eu sinto falta de umas portas balcão como essas, por mim todos os cômodos abririam para o jardim. O nosso não é um jardim grande como esse da foto da revista, mas é lindo e eu sou apaixonada por ele, um jardim desembestado como definiu uma blogueira num comentário, aquele jardim onde as plantas vão para onde querem, desembestam e ficam encantadoras!


Está tão desembestado que a planta do muro já invadiu o telhado e agora vai dar um trabalho para tirar de lá antes das chuvas, porque ela levanta as telhas e podem encher a casa de goteiras.


Mas elas estão lindas combinando com as janelas... essa é a janela do quarto de hóspedes, ainda inacabada. Os batentes e molduras estão na cor terracota combinando com os muros e o piso, tudo pintado pelo Tunico. O contraste das duas cores é muito bom, lembrando rosa-e-azul, cores que adoro!


Também está combinando com a plaquinha de madeira entalhada que veio lá do Arraial d'Ajuda, feita por um artesão que fica na rua,  há 7 anos.


Confesso que relutei um pouco em pintar as pedras, elas são elemento natural e não se deve passar tinta nelas, mas essa parede estava muito feia, com pedras escuras, cinzas, muito desiguais, então Tunico achou qe ficaria bom pintar, e no final gostei do resultado, a parede ficou com uma textura legal e o mais importante, clareou muito essa parte da fachada que é a garagem.


Deu uma clareada geral, toda a madeira da casa é massaranduba, já é uma madeira bem escura, estava com verniz brilhante escuro também. Quando chegamos na casa há 3 anos eu queria pintar tudo de branco, mas resolvemos esperar, o que foi ótimo, porque esse azul é muito mais lindo!


A porta poderia abrir toda, ela tem essa parte fixa e a abertura na parede dá para colocar uma porta de  duas folhas, como aquela da casa da revista... mas ao mesmo tempo que acho bonita essa porta, penso que a sala ficaria mais arejada e clara se abrisse toda... ainda tem o que pensar...


A porta passa o dia todo aberta, e a noite também, por isso que se abrisse dos dois lados ficaria bem melhor. Quando a porta está aberta fica na frente dos vidrinhos da lateral, portanto não adianta nada ter vidro porque não clareia a sala. Um dia vai ter que se modificada sim... um dia...


O pintor de vez em quando senta na rede para descansar, admirar seu trabalho, tomar uma cervejinha, brincar com os cachorros, afinal o trabalho não tem prazo de entrega, ainda vai até o final do verão, segundo ele, um pouco de cada vez, curtindo fazer devagar...


Tem a parte de dentro para pintar, e que dá mais trabalho porque com a luz forte de frente não dá para enxergar direito, parece que o melhor é fazer à noite... baita trampo, fico admirada!


E tem ainda as portas internas que serão brancas, um branco não tão branco, que chamam de 'off white' ou 'branco sujo', mas o nome da tinta é 'alvorecer'. Tunico fez primeiro essa para ver se gostamos, e gostamos! São 5 portas internas, mas tem ainda mais janelas e portas azuis para pintar no fundo da casa, tem trabalho para muito tempo ainda!


Vai demorar porque Tunico só faz nos seus momentos de lazer, gosta de descansar carregando pedra! Claro que ouvindo musica boa, tomando uma geladinha, parando de vez em quando para fazer uma decolagem ou um pouso no flight simulator, ou para pilotar o fogão. Neste domingo ensolarado vai sair um salmão grelhado daqui a pouco!

*

7 comentários:

Angela Cunha disse...

adorei tudo, Ju!

bjs

Anônimo disse...

Jussara

Acho que vc tem bom gosto incrível, pelo jeito seu marido também, a casa baiana mostra alegria de viver. O azul está lindo mesmo!

beijo
Renata

Jô Bibas disse...

Que lugar com cara boa...
Boa semana,

Duas Moças Prendadas disse...

OI, amo ver as coisas do seu blog , são os detalhes que enriquecem a casa .Demonstram carinho pelo ambiente e por quem mora ali , parabéns pra você e o seu marido !
Amei a rede , quero uma pra chamar de minha !

Ranyele Oliveira disse...

Oi bom dia, procurei tanto um blog tipicamente baiano e por acaso sem nem mais procurar te encontrei e estou muito feliz, seu blog é sensacional, estou te seguindo.

bjos

mollymell disse...

Jussara, que casa maravilhosa que vocês tem. Gostei demais, parece até casa de revista :)
Adorei esse azul, e as janelas, e a plaquinha e o espelhinho enfeitados com fitas do Senhor do Bonfim. Arrasou! Apaixonante mesmo.
Meus parabéns para vocês dois.

IZILDA disse...

Está tudo muito lindo, Ju! Aconchegante!